412 A riqueza e a generosidade


 Leitura Bíblica


“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.  

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.  

O povo amaldiçoa aquele que esconde o trigo, mas a bênção coroa aquele que logo se dispõe a vendê-lo.”

(Provérbios 11.24-‬26 NVI‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Eu gosto muito do livro de Provérbios. E sempre que recorro a ele e leio alguns trechos onde encontro coisas novas, eu me pergunto: como não percebi isso antes?

Na verdade, isso acontece com quase toda a Bíblia. Sei pouquíssima coisa de cor, e o que sei raramente está conectado com um livro, um versículo. Me impressiono com quem consegue dizer: Mateus 4.1 e repete o que está escrito... eu nem tenho ideia do que está em Mateus 4.1 e escolhi o versículo 1 de exemplo porque não sei quantos versículos ele tem. Enfim, eu admiro quem consegue. 

Por outro lado, a Bíblia vira um eterno descobrir e redescobrir para mim. É comum eu ler uma passagem e pensar: ‘ah, então é aqui que está isso!’

Os trechos de hoje foram assim. Já os havia lido, mas só hoje fizeram um click, chamaram minha atenção. Afinal o que eles ensinam? 

Meu entendimento é: parece que Deus quer dar uma dica sobre o acúmulo de riquezas e sobre o avarento. Parece-me que ele quer mostrar um lado “liberal” e, ao mesmo tempo, socialmente responsável de Deus. Parece mostrar que Deus não tem nada contra a riqueza, mas não quer que essa riqueza fique parada, acumulada na mão de poucos, sem ser usada responsavelmente para os seus propósitos. 

Mas perceba que Deus diz algo muito interessante: que a bênção coroa aquele que logo se dispõe a VENDÊ-LO. Parece que Deus não é contra o mercado, mas sim contra a especulação. 

Eu estava pensando na minha empresa e em quanto esse ano foi difícil para nós. Fizemos um terço das inspeções que precisamos para sobreviver! Por outro lado, agradeço a Deus por ter permitido esse um terço de inspeções, que nos manteve vivos e, ao mesmo tempo, permitiu que pudéssemos ajudar algumas poucas pessoas. 

Compartilhar no pouco e também no muito, ser generoso sempre. Esse me parece o caminho que Deus nos indica hoje.


Que Deus seja louvado pelo ensinamento de hoje e que possamos ser generosos durante nossa vida. 

Em nome de Jesus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

369 Confio no perdão de Deus

352 Vivendo pelo Espírito ou pela carne?

376 Fazendo tudo com amor