380 Não seja sábio aos seus próprios olhos
Leitura Bíblica
“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos.”
(Provérbios 3.7-8 NVI)
Escolhi falar sobre inteligência e Deus numa Mensagem em uma Celebração. Eu digo que a IBNU me surpreendeu porque não preciso desligar meu cérebro para participar das Celebrações.
Eu ficava muito incomodado com alguns lugares que já frequentei exatamente por isso; algumas afirmações tão absurdas e certezas tão estranhas, que eu me sentia obrigado a parar de pensar para continuar frequentando.
A Bíblia está repleta de menções à sabedoria, que é diferente de inteligência, e tem bem poucos textos sobre a inteligência, a maioria alertando quanto ao seu mau uso.
Ser inteligente é compreender o que está acontecendo ao seu redor. Ser sábio é tomar decisões corretas com base no entendimento. São duas coisas diferentes, e muitas vezes, não caminham juntas.
Deus nos conhece melhor do que nós mesmos nos conhecemos. É verdade que muitas vezes, quem é agraciado com uma facilidade maior de entendimento do mundo, acaba deixando esse “dom” se transformar em fonte de orgulho, de falsa superioridade e de arrogância.
O inteligente, não raro, se enxerga superior aos demais. O sábio raramente cai nessa armadilha. Talvez seja por isso que a Bíblia fale tanto sobre a importância de se buscar sabedoria e tão pouco sobre a inteligência.
Esse provérbio diz um pouco sobre isso. O verdadeiro sábio não deve se achar sábio. O seu caminhar, as decisões que toma ao longo da vida, é que dão testemunho da sua sabedoria.
Pai amado, olha por cada um de nós.
Dá-nos sabedoria para as decisões dessa semana, cuida de nosso caminhar e nos abençoa.
Em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian
Amém
ResponderExcluirAmém 🙌
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém. 👐
ResponderExcluir