367 Vivendo pelo Espírito ou pela carne?
Leitura Bíblica
“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.”
(Gálatas 5.16-18 NVI)
Não existe carne dissociada do espírito. Nós somos carne e espírito todo o tempo. Paulo, mais uma vez, lança mão da cultura local para pregar sobre a salvação.
Para os gregos e o mundo antigo desde Platão havia duas coisas:
o corpo e o mundo material – onde estava tudo de ruim.
O espírito e o mundo imaterial, onde estaria tudo de bom.
Paulo usa essa terminologia, familiar ao seu público para ensinar sobre fé e salvação, ainda que com um significado peculiar. Ele clama para que vivam uma vida guiados pelo Espírito Santo, e não pela “carne”, que na verdade significa a “inclinação para o mal” que temos por sermos pecadores.
Ele diz que não é só porque ainda estamos no "mundo material", conforme dizia Platão, que devemos agir instintivamente, como animais. Nem podemos permanecer no pecado por sermos pecadores.
Se estamos em Cristo e Cristo em nós, somos nova criatura e nosso viver passa a ser guiado do Espírito, no caminho da generosidade e bondade.
De novo, Paulo sabia que espírito e carne são um, mas o povo da época não pensava assim. Então Paulo usa da filosofia da época e argumenta que sim, é possível através de Cristo e do Espírito ter uma conduta diferente.
Hoje ainda existe essa dúvida, e muitos ainda separam uma coisa da outra. Alguns ainda vivem uma vida "espiritual" quando em atividades da igreja e em todo outro momento vive uma vida "material" com "os prazeres da carne". Mas isso não funciona assim, pois sendo um ser único, dotado de espírito e físico, ao cristão só resta viver uma vida no Espírito, o tempo todo.
Pai amado, obrigado por mais um ensinamento.
Fortalece minha fé e dá-me sabedoria para viver a vida que desejas pra mim.
Confio que cuidas de tudo e te entrego a minha vida por completo.
Que eu exista para tua obra.
Em nome de Jesus.
Amém.
Amém
ResponderExcluirAmém! Glórias a Deus!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAMÉM
ResponderExcluirEsta reflexão fez-me lembrar da porção da Palavra de Deus que mais impactou minha vida: quando é mostrado para cada um de nós o os "frutos do espírito".
ResponderExcluirComo hoje refletimos sobre o Viver no Espírito, lembrei-me de uma obra de Elizabeth George, "Uma mulher andando com Deus".
Ali, algumas dicas para descobrirmos o amor, a alegria e a paz que transformam corações, famílias e amizades; paciência, gentileza e bondade que busca o melhor para todos; e fidelidade, gentileza e autocontrole que traz vitória espiritual nos momentos mais desafiadores da vida. Aprendi com essa leitura e aqui nesses 30 minutos de de Devocional, que o caminhar de com Deus é um convite para que experimentemos as alegrias de viver a cada momento no poder do Senhor - e produzir o fruto do Espírito em todas as circunstâncias!
Obrigado por permitir-nos estarmos na mesma roda. A daqueles que que ficam atentos na direção mostrada em Gálatas 5.
Afinal, vivemos momentos da História onde é mais que necessário que andemos pelo Espírito. E assim, e dessa única forma, estaremos vencendo os desejos da carne.
Obrigado pela partilha!