353 Não se entregue ao desânimo, à tristeza e à lamentação.


Leitura Bíblica


“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”

(2 Coríntios 1.3-‬4 NVI‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


Paulo pede ajuda a Deus para poder continuar ajudando a quem precisa. Ele não pede para si mesmo, mas sim, se coloca como instrumento de Deus, como quem repassa o que recebe para os demais. 

Paulo sabe qual é sua missão e pede ajuda para completá-la. 

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!” (Filipenses 4.1)

Paulo estava preso quando escreveu essa carta, que é conhecida como a “carta da alegria”, muito provavelmente preso em Roma. 

A carta incentiva os filipenses a se manterem firmes na fé. Paulo fala na alegria de seguir a Jesus. Mesmo preso, Paulo não demonstra tristeza ou desespero. 

Estar tranquilo nas tribulações foi o que ele pediu no primeiro trecho. No segundo, vemos Paulo tranquilo numa situação de aprisionamento, e por estar tranquilo, ele consegue escrever palavras reconfortantes para a igreja. 

Numa carta feita na prisão, não vemos lamúrias ou reclamações, ou ainda, ira em relação à sua situação. Paulo se mantém focado na missão. 

Muitas vezes, por muito menos do que Paulo passou, nós já nos entregamos ao desânimo, à tristeza e à lamentação. Às vezes, basta não conseguirmos resolver uma situação da nossa maneira, para nos irarmos contra Deus. Paulo dá o exemplo e nos mostra que esse não parece ser o caminho. O caminho de Paulo é o da confiança e fé absoluta em Deus, que lhe oferece refrigério da alma para que Paulo consolasse quem precisasse de consolo. 


Pai, te louvo, pois és grande e senhor de todas as coisas. 

Eu me coloco a teu serviço, Pai. 

Usa-se como instrumento na tua obra. 

Consola-me, Pai, para que eu seja capaz de consolar a quem precisa. 

Dá-me sabedoria para cumprir a tua missão.  

Em nome de Jesus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

294 O que é pecar?

307 Revestindo-nos do novo de Cristo