350 A Mensagem da Salvação

 


Leitura Bíblica

“Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? Tal persuasão não provém daquele que os chama. “Um pouco de fermento leveda toda a massa”.” (Gálatas 5.7-‬9 NVI) ‬‬


“...pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4.15-‬16)‬‬


Hoje temos o exemplo de como Paulo contextualizava a sua mensagem para cada receptor. 

No primeiro trecho ele alerta a comunidade dos gálatas sobre os desvios da fé em Cristo. Naquele tempo ainda existiam aqueles que pregavam a necessidade de se "tornar judeu" e que a salvação só viria com o cumprimento farisaico da lei. Paulo refuta tal ideia afirmando novamente que a salvação é obtida somente pela fé por meio da graça de Deus. Não há nenhuma obra de homens capaz de obtê-la. 

No segundo trecho ele escreve para judeus convertidos a Cristo e, da mesma forma, mas com outras palavras fala da salvação através da fé em Cristo, apresentado como o perfeito sumo sacerdote. 

Paulo não tem um pingo de dúvida sobre a salvação. Mais de uma vez ele reforça que não há como obtê-la senão pela graça de Deus. Não considera sequer seus próprios trabalhos de missionário e evangelizador como dignos da salvação. A salvação de Paulo veio pela Graça de Deus, em quem ele tinha fé. 

Então, não preciso fazer nada para ser salvo? De fato, não, mas a verdadeira fé em Cristo traz o amor incondicional, e o amor te impele a agir e ativamente fazer o bem. A fé e a certeza da salvação nos movem e nos fazem realizar obras, mas não o contrário: realizar obras que possam levar à salvação, pois isso nem é possível. 

Compreender isso auxilia no dimensionamento do nosso papel na questão da salvação e impede que o orgulho por qualquer obra se instale, mantendo o foco no amor a Deus e ao próximo. 

Pai Amado, te agradeço por tua graça e misericórdia. 

Por favor, olha por nós no dia de hoje. 

Em nome de Jesus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Pessoal não está de todo correto afirmar que Paulo foi autor de Hebreus. Embora ele seja listado como um dos possíveis autores, a verdade é que não sabemos quem escreveu a carta. Adicionalmente os estudiosos modernos encontram vários indícios no estilo da carta, no grego utilizado e em vários outros detalhes que levam a crer que Paulo não foi o autor da carta.
    Nos meus textos mais antigos eu afirmo erroneamente que Paulo foi o autor de Hebreus, um engano meu fruto do meu pouco conhecimento. Já busco evitar essa afirmação nos textos mais novos. Desculpe se criei confusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

294 O que é pecar?

307 Revestindo-nos do novo de Cristo