243 Andemos pelo Espírito.

 


Leitura Bíblica

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.” (Gálatas‬ 5.25-26‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Tem dois dias que eu li esse trecho e estou pensando nele. Fui estudar um pouco sobre a carta aos Gálatas e entender o contexto da mensagem.

Essa carta é uma das primeiras e ainda está no contexto da dúvida sobre o que fazer e como tratar os cristãos não judeus. Eles deveriam seguir os ritos judaicos? Como aceitar os gentios na fé de Jesus? Esse é o contexto da carta e Paulo reforça a LIBERDADE que Jesus representa.

Paulo afirma que a salvação não depende de nós, mas da graça de Deus e da nossa fé em Cristo, uma mudança radical em todo o entendimento farisaico da Lei mosaica.

Essa carta então é a primeira na qual Paulo mostra que não faz sentido exigir o cumprimento de rituais para a salvação; afinal, ela vem da fé.

Mas o versículo que chamou minha atenção foi exatamente o que fala da presunção e da inveja. E chamou minha atenção pois ele coloca as duas coisas lado a lado.

O presunçoso na verdade é um invejoso e, por inveja, exagera naquilo que tem para tentar provocar o mesmo sentimento no vizinho. Voltei no tempo e nas minhas experiências, e essa revisão foi interessante.

Eu nunca me considerei invejoso. Mas não posso dizer o mesmo sobre ser presunçoso. E Paulo me ensinou uma lição agora. Se andamos no Espírito não há como ser nem um nem outro.

O Espírito Santo não escolhe moradas perfeitas, mas aperfeiçoa toda morada em que ele permanece. Caminhar com ele é ter certeza de se estar no caminho reto, se afastar dele é se afastar do caminho correto.

Um conceito simples, mas complicado na prática.


Pai amado, agradeço-te pelo ensinamento de hoje.

Rogo a ti que o teu Espírito Santo que habita em mim ocupe todo meu ser, seja minha força e me conduza, guie meus pensamentos, palavras e ações.

Pai, tu sabes bem as dúvidas, dilemas e dificuldades que tenho passado.

Dá-me força, sabedoria e resiliência para enfrentá-las e superá-las.

Isso, Pai, eu te peço.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam