236 Jesus e o Sermão do Monte

 


Leitura Bíblica

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus‬ 5.6‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Sermão do monte! Li ontem e somente hoje consegui escrever.

Um pouco antes, quando é tentado Jesus diz:

“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.” (Mateus‬ 4.4)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Agora, vendo a multidão, ele que é Deus se assenta no monte e alimenta a todos com sua Palavra:

“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” (Mateus‬ 5.1-12)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Eu tenho uma facilidade tremenda de abstrair. De criar histórias e imagens a partir dos textos. Talvez por isso sempre tenha sido prazeroso para mim ler, pois os livros sempre foram repletos de imagens, figuras e tons de vozes que eu criava e crio em minha mente.

Também entendo o quanto deve ser difícil para uma pessoa que toma tudo literalmente, pelo seu valor de face, e que não tem essa facilidade em abstrair nem em imaginar as situações, ler textos longos. Afinal fica difícil trocar palavra por palavra sem que elas se transformem em imagens vivas em sua mente.

O sermão do monte é uma cena viva para mim. A multidão ao redor de Jesus, sentado ali, falando pausadamente. Sua voz ecoando na cabeça de cada um, e cada um compreendendo a mensagem, sendo alimentado, conforme sua necessidade.

Ainda hoje é assim. Esse é o efeito que as palavras causam. Mas existem aqueles que as leem de modo distorcido e então temos problemas. Jesus não enaltece a pobreza, mas a humildade. Não prega a subserviência, mas a compreensão e o perdão, não prega o conformismo, mas a fé.

A mensagem de Jesus é poderosa e libertadora. Ela dá a certeza de que a justiça será alcançada ao final. Que devemos seguir em frente no caminho por ele determinado a despeito de toda dificuldade com fé e perseverança. Mas isso não significa uma vida miserável ou de pobreza. As dificuldades existem e existirão independentemente da sua situação financeira, que era a menor das preocupações de Jesus.

A liberdade que Jesus nos oferece e o amor de Deus anunciado por ele em seu sermão são a tranquilidade que preciso para seguir em frente.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam