231 Resoluções: caminhando com Deus

 


Leitura Bíblica

“Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, SENHOR, cantarei louvores! Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.” (Salmos‬ 101.1-4‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje eu escolhi um salmo aleatoriamente e achei interessante essa passagem. 

O salmo é davídico. Ele começa com uma meta clara:

“Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, SENHOR, cantarei louvores!” (Salmos‬ 101.1‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

O salmista não diz que irá cantar lealdade e justiça por um dia, um mês ou um ano. Ele dá a entender que se propõe a fazer isso por toda a vida. Uma bela meta. Eu vou adotar essa meta para este ano.

Que eu louve mais a justiça e a lealdade de Deus!

Sou humano, tenho a tendência de focar minha atenção nos problemas e dificuldades e esquecer o quanto Deus é bom e leal.

A mania que tenho de tentar resolver tudo sozinho faz com que os problemas, a energia e a concentração necessária para enfrentá-los, me afastem daquele que é o único capaz de me ajudar a enfrentá-los e resolvê-los. Louvando sua lealdade e justiça com mais frequência me manterei mais próximo de Deus, mesmo nos momentos de enfrentamento.

Na sequência, Davi age com ousadia ao cobrar Deus, mas faz mais uma proposta interessante:

“Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.” (Salmos‬ 101.2‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬

Vou esquecer a cobrança a Deus e me concentrar na resolução:

Que eu siga o caminho da integridade este ano e continuamente. Que em minha casa vivamos de coração íntegro.

Integridade nos pensamentos e ações. Na forma de agir e falar. Que eu e minha família sempre que tivermos que escolher entre dois caminhos optemos pelo caminho íntegro. Sem dúvidas. Sem margem a interpretações. Sem desvios.

Ele segue:

“Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará!” (Salmos‬ 101.3)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Que eu me mantenha afastado de todo mal. Dos maus pensamentos. Da fofoca. Da avareza. Da inveja. Da raiva. Do desânimo. Da preguiça. Da falta de fé. Da mentira.

E por fim o salmista diz:

“Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.” (Salmos‬ 101.4‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬

Que eu não me envolva com pessoas más. Com pessoas malignas ou com coração perverso. 

Quatro resoluções. Um bom começo. Uma longa caminhada.


Pai querido,

Obrigado por mais uma vez renovar as esperanças.

Pai, sei que tenho muito a crescer e caminhar junto a ti.

Renova meu coração e minha alma.

Que eu reconheça mais tua presença em minha vida e louve tua justiça e lealdade.

Que tua presença constante e tua sabedoria seja meu guia e de minha família no caminho da integridade. Dá discernimento a cada um de nós em nossas escolhas para que não nos desviemos desse caminho.

Volta tua face para mim e me mostra tua luz, me mantém afastado de todo mal, não permitas que pensamentos, ações e palavras más dominem meu ser, mas que eu esteja sempre ocupado de e por ti senhor.

Cuida de meus amigos e afasta de mim todo aquele mal intencionado ou que queira apenas me desviar do caminho reto. Não permitas que eles se aproximem meu Pai.

Isso tudo, Pai, te peço em nome de Jesus.

Amém!



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam