219 Qual é o segredo da vida longa?



Leitura Bíblica

“Quem de vocês ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas. Afaste-se do mal e pratique o bem; procure a paz e empenhe-se por alcançá-la.” (Salmos‬ 34.12-14‬ NAA‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem antes de embarcar eu estava lendo quando passei pelo Salmo 34. Nele encontrei essa receita para a vida longa e ela me chamou a atenção.

Eu já havia passado por esse salmo outras vezes e também já o comentado, mas não havia percebido esse trecho.

Na tradução que eu leio com mais frequência ele não chama tanto a atenção. Sobre a questão das traduções da Bíblia é sempre bom ter mais de uma e de vez em quando comparar as diferentes traduções.

Voltando ao texto, nesse salmo Davi louva a Deus depois de ter se passado por louco para Abimeleque em sua fuga de Saul, daí em determinado momento ele pergunta quem quer viver muito para ver o bem.

Ora, isso é o que todos queremos! Fosse nos dias de hoje, depois dessa pergunta de Davi viria a receita: cortem o glúten, evitem o açúcar, sem refrigerantes..., mas parece que Deus não estava principalmente preocupado com o que as pessoas colocavam para dentro, no tempo de Davi, a preocupação dele era com o que elas colocavam para fora.” Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas. Afaste-se do mal e pratique o bem; procure a paz e empenhe-se por alcançá-la.”

Naquele tempo, e talvez o mesmo ainda seja válido hoje, o segredo para uma vida longa era simples: segurar a língua, não mentir, não caluniar, não causar discórdia, fugir do mal e praticar o bem.

Pensei durante o voo. Não tem uma palavra aí sobre o que “entra”, mas o foco de Deus está no que “sai” de mim. Para ele isso é o que importa para me garantir uma vida longa onde eu possa ver o bem.

É óbvio que os tempos eram outros, mas também me parece razoável crer que uma vida segundo essa “receita” do salmo é menos estressante e o meu corpo agradecerá a desintoxicação.

Talvez uma vida onde não haja mentira, calúnia, falsidade, onde uma pessoa consiga se manter afastada do mal, uma vida equilibrada seja realmente a chave para se viver longamente e ver o bem, bem que você mesmo pratica e reconhece nas ações dos outros.

Que Deus nos acompanhe e nos dê sabedoria e discernimento para conseguir caminhar e levar uma vida equilibrada, assim como ele recomenda. Que ao terminar nossos dias aqui nos encontremos todos em sua presença e glória. 

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.