213 Eu sou tudo ou nada?

 


Leitura Bíblica

“Assim diz o SENHOR: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR.” (Jeremias‬ 17.5‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


A leitura de hoje me trouxe novamente ao livro de Jeremias, o profeta que falou sobre a queda de Jerusalém e o exílio na Babilônia.

Seu livro contém uma série de alertas para o povo de Judá contra a condição de decadência espiritual e idolatria que tomaram conta da nação. Jeremias relembra em vários trechos que sempre foi Deus quem veio em socorro de Israel e não outro homem ou nação, mas não foi ouvido. E, no fim, Judá foi derrotada.

O livro mostra os efeitos destruidores da falta de fé e da idolatria na sociedade de Israel.

Na minha leitura, o versículo que sublinhei chamou minha atenção. Ele já estava marcado, sinal de que já passei por ele antes, mas não voltei para ver o que tinha me tocado daquela vez.

Hoje, no contexto que estou vivendo, esse versículo falou diretamente ao meu coração.

Eu pensei nas mensagens e textos dos últimos dias, analisei o que venho sentindo e como estou.

Por várias vezes me sinto impotente, completamente sem energia ou ânimo para seguir, me sinto “enxugando gelo”. Essa frustração incomoda e é típica daquelas pessoas, como eu, que acreditam que têm que resolver tudo do seu jeito e ao seu tempo.

A frustração é enorme quando as coisas não funcionam assim, daí passamos a “não ligar” entrando em um modo perigoso de “deixa prá lá” que só faz mal.

É como um pêndulo oscilando entre o “Eu sou tudo” e o “não adianta fazer nada”. E isso é uma droga, uma maldição.

O alerta de Jeremias é específico para o povo de Judá e sua idolatria. Sua confiança no tudo menos em Deus.

Mas ele serviu para mim e para a confiança de que eu tenho que ser capaz de fazer tudo, e que se não for para fazer “tudo”, então não faço “nada”. E esse é o problema.

Confiar em Deus é saber que eu não sou capaz de fazer tudo, que a totalidade das coisas não dependem de mim, mas eu tenho uma parte importante a ser feita. Então, ao invés de me entregar à maldição da crença no super-humano, eu devo compreender a limitação humana e confiar na ação de Deus no seu próprio tempo e do seu modo. (E não para me agradar).

Uma conclusão dura. Peço a Deus que me ajude a colocá-la em prática ao contrário do que fez o povo de Judá.


Oremos

Pai, te agradeço pelo ensinamento de hoje.

Tenho sido fraco, insisto em ser autossuficiente e me rebelo diante de minhas limitações.

Renova minha alma, dá-me um espírito dócil aos teus ensinamentos, submisso à tua liderança, que não desista ante as dificuldades, mas que caminhe confiante na tua força.

Isso eu te peço.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.