211 Os problemas não mudam. Nós mudamos.

 


Leitura Bíblica

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?” (Salmos‬ 22.1‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem em vários momentos do dia me senti angustiado, não tinha nenhum motivo para isso, mas o sentimento ia e vinha.

Quando fui fazer minha leitura diária, eu parei no Salmo 22. Um salmo belíssimo que parece prever a chegada de Jesus. Começa com um clamor desesperado que lembra o clamor que Jesus fez na cruz.

Isso ontem me tocou tanto que não consegui escrever nenhum texto aqui e apenas me concentrei no meu estudo e no meu texto particular.

O curioso é que lá em casa o mesmo acontecia com minha esposa, que alternava momentos de angústia com alívio.

Hoje amanheci melhor, e logo cedo recebi dela essa mensagem, que foram as leituras dela pela manhã:

“Depositei toda a minha esperança no SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” (Salmos‬ 40.1-2‬) ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

““Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.” (Mateus‬ 11.28-30)‬‬‬‬‬‬

De novo, é curioso como as coisas se apresentam. Para uma pessoa olhando “de fora” nada mudou entre ontem e hoje. Os problemas são os mesmos, os desafios permanecem ali. Mas, para mim e para ela, tudo mudou.

A mudança se deu na forma que encaramos os problemas e na tranquilidade com que vamos enfrentando os desafios. Problemas que ontem nos angustiavam, hoje são situações complexas, mas que não tiram nosso sono nem nos oprimem. Eles não mudaram. Nós mudamos.

Claro que não foi um texto que fez isso. Nem uma noite de sono.

O que acontece é que a vida não é fácil. Viver é complexo e viver dentro dos preceitos cristãos mais complexo ainda.

O normal para nós não é um mar de rosas, uma vida sem ansiedade, nem raiva ou fofoca. O normal é viver no estresse, na ansiedade, na raiva e na mentira.

Então, ao escolher uma vida diferente gastamos energia e isso cansa, e de tempos em tempos nos exaurimos, simplesmente porque acreditamos ser nossa responsabilidade apenas trilhar esse caminho. Mas não é!

Por nós mesmos nunca conseguiremos! Daí, nessas horas de exaustão Deus nos lembra que ele está ali, sempre pronto a nos ajudar. Sempre pronto a aliviar o fardo. Sempre pronto a dar descanso.

E quando fazemos isso, ressignificamos os problemas, os desafios, os obstáculos, e temos nossas energias renovadas para continuar no caminho.

Obrigado, Pai, por estares sempre presente. Por nunca te esqueceres de mim.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.