208 A morada de Deus



Leitura Bíblica

“Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.” (Salmos‬ 100.4‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Este é um salmo curto, mas muito intenso. Já passei por ele algumas vezes nessas leituras.

Curioso como cada vez que leio um aspecto diferente chama a minha atenção.

Na época em que esse salmo foi elaborado Deus era encontrado em um lugar: no Santíssimo do templo. Um local tão especial que apenas o sumo sacerdote podia entrar, uma vez no ano, depois de uma série de ritos.

Estar na presença de Deus era exclusivo, grandioso e único. Não havia a possibilidade cantada nesse salmo.

Mas o salmista já antevê a verdadeira vontade de Deus. Deus não quer intermediários. Ele deseja o livre acesso a todo homem. Antes, no mesmo salmo encontramos:

“Aclamem o SENHOR todos os habitantes da terra!” (Salmos‬ 100.1)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Não está restrito a Israel. É universal. E todos os habitantes da terra são convidados a entrar por suas portas, a caminhar por seus átrios. Muito diferente do entendimento de muitos na época!

Mas, como Deus conseguiu isso? Ao encarnar o Verbo, Deus transforma cada um de nós em sua morada. Cristo é o sumo sacerdote que dá livre acesso a todos os que creem. Agora, “entrar por suas portas” passa a ser um exercício diário de voltar e reencontrar-se consigo mesmo.

Deus não está mais no templo. Não está mais em um lugar. Deus não é mais exclusivo de um povo nem pode ser acessado apenas pelo sumo sacerdote. Mas Deus habita em cada um de nós; isso significa que nós somos o novo templo.

Enquanto buscamos em um lugar, buscamos em vão. Caminhamos por colunas, átrios, parques e bosques, mas nada se compara ao verdadeiro encontro com Deus em sua morada.

Então, a cada novo dia eu me proponho a me encontrar com Deus que vive em mim com ações de graças e louvor, bendizendo e agradecendo pela oportunidade de começar mais um dia na presença dele. Fazer tudo isso hoje, amanhã e depois, de novo, e de novo, pois seu amor e sua lealdade não têm fim e duram por todas as gerações.


Oremos

Pai querido, que hoje eu entre em tua morada e te dê graças. 

Que eu te louve e te agradeça porque tu és grande e tu és bom.

Faz de mim um templo perfeito nas minhas imperfeições. Dá-me sabedoria e cuida de mim.

Isso te peço.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.