204 A senhora insensatez

 


Leitura Bíblica

“A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância. Sentada à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali seguindo o seu caminho: “Venham todos os inexperientes!” Aos que não têm bom senso ela diz: “A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!” Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura.” (Provérbios‬ 9.13-18‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Provérbios é um dos livros de Sabedoria da Bíblia. Na literatura do Oriente Médio havia um estilo literário parecido com o de Provérbios, e exemplos de textos com mensagens curtas com aplicações práticas na vida foram encontrados nas culturas egípcias, sumérias, babilônicas e persas.

Todavia, o livro de Provérbios mantém sua característica singular de centralidade em Deus, único e criador de tudo, inexistente nas outras civilizações.

A leitura de hoje é de um trecho de Provérbios. Um trecho que me tocou profundamente.

Algumas traduções trazem no lugar de “insensatez”, “mulher insensata”. No fim o conselho nos dias de hoje permanece o mesmo.

Eu tenho dentro de mim um exército de ímpios. Todos os dias quando acordo, escolho mantê-los sob controle no amor de Jesus Cristo. Eu faço isso escolhendo cuidadosamente como reagir a cada situação, optando pelo exemplo de Cristo ante a liberação dos meus ímpios interiores.

Da mesma forma dentro de mim faz morada a insensatez. Ela está ali, sedutora, bem vestida, perfumada, com sua voz aveludada me fazendo ofertas indecorosas de ganhos fáceis, de vantagens ilícitas e de mentiras indetectáveis.

Ela caminha pelo meu coração, mente e sussurra aos meus ouvidos as palavras que quero ouvir, encorajando-me na direção do engano e da mentira.

A insensatez está sempre ao meu lado, pronta a me oferecer o mau conselho. Seguir sua voz é escolher a morte. Escolher a morte é fugir do amor. Fugir do amor é se esconder de Jesus. E se esconder de Jesus é libertar todos os ímpios que existem dentro de mim.

Todos os dias devo escolher não escutar essa voz. Todos os dias devo fazer ecoar dentro de mim as palavras de Deus, mais altas e mais fortes que os sussurros libidinosos da insensatez.

Todos os dias devo escolher a vida e silenciá-la, calando suas falsas promessas por meio do amor de Cristo.

Ao fazer isso me mantenho vivo. E vivo, permaneço no amor. E no amor fico em Deus!

Conselhos simples. Com mais de 3000 anos. Válidos até hoje.

Deus seja louvado!


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.