199 Mudança de perspectiva


 

Leitura Bíblica

“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.” (Lucas‬ 10.38-42‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


A leitura hoje me trouxe para outra Marta e Maria. Essa passagem curta é cheia de significados. 

Jesus chegou na casa de Marta, ele e os discípulos. Bastante gente para ser servida. Marta se apura e inicia os serviços, havia muita coisa para fazer: preparar a comida, ajeitar o local em que seria servida, servir as visitas, enfim, muito trabalho e não havia tempo a perder nem para ouvir o que o visitante estava falando. Maria, por sua vez, sentou-se aos pés de Jesus e ficou ouvindo sua palavra.

Marta, vendo a irmã tranquila em meio aos discípulos, ouvindo as palavras de Jesus, não se contém e se aproxima de Jesus para cobrar a ajuda de sua irmã. Mas Jesus demonstra uma atitude diferente, dizendo que ela se preocupava com tantas coisas enquanto deixava passar o mais importante.

A passagem é singela e direta: me atingiu como um direto no queixo. Quantas vezes eu me peguei preocupado com tudo? Quantas vezes já acordei grudado no celular, respondendo e-mail de cliente, cobrando relatório de algum colaborador, "colocando pressão" no sistema? Teve uma época na minha carreira que eu fazia tanto isso que um dia eu cheguei no escritório e o pessoal veio perguntar se eu estava bem, porque tinha dormido bem pouco. Eu disse que sim, que estava bem, mas como eles sabiam que eu tinha dormido pouco? Eu descobri que o pessoal olhava quem tinha recebido o último e-mail no dia anterior e quem tinha recebido o primeiro e-mail do dia, para ver quantas horas eu tinha dormido por noite, todos os dias.

Mas eu era como a Marta, trabalhava muito, mas não parava um minuto sequer para ouvir a Deus. Não dedicava nem uma hora dessas 16-18 horas diárias para ler a Bíblia, não me aproximava dele. Eu era preocupado e inquieto com muitas coisas, mas deixava a única que era necessária de lado. Foram anos assim. Hoje, todas as vezes que me vejo caindo nessa armadilha, eu paro, respiro fundo e recomeço. Meu dia tem que começar com um tempo dedicado a Deus, para só então eu partir para as demais tarefas. Meia hora, não importa, mas esse tempo não é meu. Essa é a boa parte, o que me ajuda na caminhada.

Priorizar Deus não é uma escolha fácil. As outras coisas fazem mais barulho, brilham mais, chamam mais a atenção. Mas quando eu consigo priorizar Deus, um bocado de coisas muda na minha percepção da vida. E essa mudança de perspectiva faz toda a diferença pra mim.


Oremos

Pai querido, obrigado por seres quem és.

Ajuda-me a manter minha atenção em ti.

Protege e guarda a mim e a minha família.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.