195 A lei que cega

 


Leitura Bíblica

“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?”” (João‬ 5.1-6‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem eu tive um almoço especial com pessoas especiais. Conversamos sobre Deus e sobre os riscos que a palavra dura e crua representam.

Hoje a minha leitura me trouxe ao evangelho de João, ou o evangelho do coração. Eu sou engenheiro, gosto de ler, estudar e entender as coisas, busco aplicar a lógica sempre que possível. Conhecer a história é fundamental para que eu tenha o entendimento do que está sendo narrado. Isso é a Palavra.

Saber e se dedicar só a isso é como aquela pessoa que gosta de música e estuda todos os tempos, frequências e notas, mas ao compor ou tocar uma canção ela sai absolutamente sem emoção. Mecânica.

Todos correm esse risco, mas reconheço que, por conta de minha predileção pessoal, em mim as chances de transformar os estudos bíblicos em ações mecânicas, cheias de análises técnicas, mas desprovidas de emoção são gigantescas.

O texto de hoje é um exemplo do que pode acontecer quando nossa atenção fica muito voltada para apenas um aspecto ou uma parte da revelação divina.

A narrativa de João se inicia descrevendo a situação no entorno do poço de Betesda. Várias pessoas de fé estavam ali, aguardando que um anjo agitasse suas águas.

Pessoas de fé, pois se não tivessem fé não ficariam ali. Elas criam no impossível, no sobrenatural, na ação de Deus. Talvez mais até do que nas leis e na Palavra, afinal o paralítico estava aguardando ajuda de alguém para entrar no poço há vários anos e nenhum homem de fé cumpriu com a Lei auxiliando quem precisava.

“Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado, não é permitido a você carregar a maca”. Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ”.” (João‬ 5.7-11)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Surge Jesus e, dentre todas as pessoas de fé, ele escolhe aquele paralítico. E, apenas com sua voz, ele o cura e ordena que carregue sua maca, o que é feito sem titubear.

O paralítico não argumentou com base na lei. Ele creu no poder de Jesus para proceder a cura e também para superar a tradição construída a partir da lei do sábado. Então o homem de fé se encontra com os homens da lei. Não há surpresa com sua cura – um paralítico há 38 anos volta a andar!  Isso não interessa, o que interessa é que ele está carregando sua maca e isso era visto como proibição da Lei.

A narrativa continua e Jesus faz um último alerta ao paralítico:

“Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não aconteça a você”.” (João‬ 5.14)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Eu fico pensando: os fariseus conheciam toda a Lei, e a Lei é a revelação de Deus. Esse Deus vem até eles e cura uma pessoa, que sai andando. E a única reação deles é ficar com raiva porque entendiam que a Lei tinha sido quebrada!

Que doido isso! O legalismo, a atenção demasiada ao literalismo da Lei, à tinta, ao que está escrito, sem entender o seu propósito. E isso não permitiu que eles percebessem o que estava acontecendo debaixo do nariz deles!

O legalismo tinha passado a ser o verdadeiro deus deles. Aquelas palavras por eles interpretadas valiam mais do que a própria ação divina.

Por outro lado, dentre todas as pessoas de fé no poço Jesus buscou o paralítico. Afinal, que fé, que amor é esse que deixa o irmão de lado por tanto tempo?

Esse é o risco do foco exagerado em apenas um aspecto. Passamos a acreditar que apenas o que vemos é Deus. Mas Deus é mais. Deus tem a ver com coração e cérebro. É emoção e razão.

Deus tem que ser pensado, mas deve ser sentido. Não há encontro racional com Deus que não gere um encontro emocional com Deus.

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” (João‬ 5.39-40)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

A vida eterna não está na letra da Lei. Ou na instituição igreja. Ou num pedaço de madeira. Está em Jesus. Está em Deus e em sua Palavra, que é a revelação de si e do seu imenso amor por nós.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.