193 Como vencer o mal?

 


Leitura Bíblica

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos‬ 12.21‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


O que é o mal? Eu fiquei pensando nisso hoje. Sem entender o que é o mal eu não consigo me defender. Pior, se o bem é o oposto do mal, e eu não sei o que é o mal, como saberei o que é o bem?

Paulo é direto na sua recomendação. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Perceba que toda a decisão está em nós.

Eu me deixo vencer. Não é o mal que me vence contra a minha vontade, mas eu que “entrego” a vitória a ele.

Então eu sei o que é o mal. E sei todas as vezes que me entreguei. Posso fingir que não. Mas sei.

Eu me deixo vencer pelo mal quando aceito fazer algo que me propus anteriormente a não fazer. Quando digo algo que sei que não deveria dizer. Quando penso coisas que sei que não trazem nenhum proveito.

Todas essas vezes eu me deixei vencer. Podia ter recusado o convite, fechado minha boca, desviado meu pensamento, mas escolhi continuar mesmo sabendo das consequências.

O mal, na grande maioria das vezes, está dentro de nós, pronto, preparado para agir assim que permitimos. Sua ação costuma ser rápida. Seus efeitos, ao contrário, ficam latejando e muitas vezes desviam nossa atenção, nos enfraquecem de forma que a um mal se segue outro, e outro, e outro...

Paulo reforça: não se deixe vencer, mas vença o mal com o bem, ele sabe do que está falando. Ele perseguiu os cristãos. E sua perseguição só terminou quando o bem maior ocupou o espaço que antes era tomado pelo mal. Recuse o convite do mal oferecendo a oportunidade do bem, troque a palavra maléfica pela palavra de Deus, mire seu pensamento nas coisas divinas e o mal perecerá.

Ou seja, depois de pensar muito sobre o que é o mal, acabei me contentando em saber como evitar seus efeitos e suas armadilhas me agarrando ao exemplo de bem maior que eu possuo: Deus.


Oremos

Pai querido, obrigado por mais um ensinamento.

Por mais um dia de aprendizado e estudos.

Que tua misericórdia e graça nos acompanhem.

Dá-me sabedoria na condução da minha vida e dos negócios.

Cuida da minha família e olha por todos nós.

Isso eu te peço, em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.