192 A Revelação de Deus X religião

 



Leitura Bíblica

“Venham! Vejam as obras do SENHOR, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”” (Salmos 46.8-10 NVI)


Olhem eu terminei mais uma matéria no curso de teologia: filosofia da religião.

Um dos itens discutidos que chamou minha atenção foi a separação entre a “religião” e a “revelação” proposta por alguns estudiosos. Vou tentar explicar: Deus se manifesta, se revela através de suas obras, da ação na história, da maneira que Deus escolher. Isso é a revelação. Ela depende de Deus, é assunto dele e acontece sob o controle divino.

Daí o homem precisa compreender a revelação. Deus sabe disso. Para compreender a revelação o homem cria um sistema, um esquema que a explique - aí está a religião. A religião é coisa humana, é o homem explicando para o homem sobre a revelação.

Agora vamos pensar juntos: quais palavras podem expressar Deus? Que criatura poderia representar seu Espírito? Deus é tão sublime e tão maravilhoso que qualquer tentativa de compreensão ou representação em nosso nível o diminui e o limita. Assim, tudo o que conseguimos é um vislumbre, como se olhássemos por uma rachadura e tentássemos descrever tudo que existe do outro lado. Não dá. Assim são as religiões.

Isso me veio hoje porque o Salmo nos convida a observar tudo que Deus fez. Não dá. O pouquinho que vemos já mostra quão grande ele é, e qualquer tentativa de descrevê-lo será imperfeita e parcial.

Esse Deus é quem nos protege. Não no sentido de evitar que todo e qualquer mal nos aconteça, mas na certeza de que tudo que acontece conosco coopera para o nosso bem.

Esse entendimento nos convida a uma fé racional, uma fé que não desligue o cérebro. Deus deseja que você escolha segui-lo e não que você o siga como uma mosca segue para a morte numa luz quente. Ele quer que sua fé seja pensada e ponderada, baseada no seu encontro e experiência pessoal com ele e também em tudo que ele revelou a você.

Porque a revelação de Deus é única, o que muda são os sistemas que utilizamos para tentar explicá-la. Algumas mais próximas da realidade do que outras, mas todas apresentando apenas um pedacinho da grandiosidade que é Deus. Mas há apenas um caminho para chegar à verdade: Cristo Jesus, Deus Emanuel.


Oremos

Pai querido,

Obrigado por teres te revelado a nós.

Obrigado por permitires que observemos tua grandiosidade e possamos ver um pedacinho do teu poder,

Que tuas bênçãos e tua graça sejam derramadas sobre nós.

Isso te pedimos em nome de Jesus.

Amém.


Comentários

  1. O "Eu Sou O Que Sou" abriu a porta da Eternidade e nós em Cristo, por Cristo e, com Cristo acedemos ao "link" dos Lugares Celestiais. Aleluia. Emanuel, Deus Connosco🙏🇵🇹🇧🇷

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Deus seja louvado sempre !! Glória Deus porque mesmo sem merecer ele nos mostra seu amor e podemos entender que a palavra do Senhor é o que existe de mais precioso em toda vida!!!

    ResponderExcluir
  3. O mais precioso e eu merecer Ele
    ter-se revelado a mim, por Sua tão grande bondade e misericórdia, que gratidão devo a esse privilégio!! Glórias a Deus. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.