190 A Palavra faz conhecer a Deus e a si mesmo



Leitura Bíblica

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hebreus‬ 4.12,13‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


A Palavra de Deus é a forma como ele escolheu se apresentar para nós. A Bíblia é Deus se apresentando e mostrando seus planos para nossa salvação que culminam com a chegada de Cristo.

Foi escrita por diversas pessoas ao longo de milhares de anos. O simples fato de haver uma unidade e coerência na história é, por si só, um milagre. Mas a Bíblia é mais que isso.

Ela é viva e eficaz porque Deus é imutável. Ele se apresenta, geração após geração, ao homem que caminha e tropeça nos mesmos erros e obstáculos ao longo do tempo.

Mas ao mesmo tempo em que nós o conhecemos, ele também nos dá a oportunidade para nós nos conhecermos melhor. A palavra de Deus nos inquieta e nos coloca para pensar, e se fizermos isso de maneira sincera descobriremos bastante sobre nós mesmos.

Deus conhece nosso íntimo, mas nós mesmos não conhecemos. Ao se deparar com os ensinamentos e a ação de Deus no tempo e na história, ao meditarmos sobre as implicações de cada passagem, acabamos por descortinar um pouco sobre nós mesmos.

Dessa forma, a Palavra se transforma numa conversa. Um diálogo onde Deus se apresenta e nos apresenta a nós mesmos, revelando medos, fraquezas, mas também nossa fé e nossa confiança nele.

Eu posso dizer depois de quase 200 leituras seguidas, acompanhadas de meditação, onde deixei a Palavra me tocar e busquei compreender seu propósito, que a Palavra de Deus é uma adaga certeira que penetrou meu íntimo e que cirurgicamente revelou meus pensamentos, intenções e expôs meu coração para Deus.

E assim, exposto eu começo a conhecer a Deus e a mim mesmo. Começo a compreender meu propósito e missão aqui.

Busco força e sabedoria nessa mesma palavra para seguir adiante, com a mais honesta e pura das intenções.


Oremos

Pai querido, que tua Palavra seja fonte de conhecimento, sabedoria e força para mim.

Que eu tenha discernimento e compreensão dos ensinamentos e das mensagens que tu nos deixaste.

Que eu possa transmitir da melhor forma possível tua palavra a todos aqueles que desejarem.

Isso é o que te peço, em nome de Jesus.

Amém.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam