183 Não temos o controle absoluto de nada

 


Leitura Bíblica

“Davi louvou o SENHOR na presença de toda a assembleia, dizendo: “Bendito sejas, ó SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos. Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome. “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos. Diante de ti somos estrangeiros e forasteiros, como os nossos antepassados. Os nossos dias na terra são como uma sombra, sem esperança. Ó SENHOR, nosso Deus, toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em honra ao teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti. Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído. Ó SENHOR, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo e mantém o coração deles leal a ti. E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários”. Então Davi disse a toda a assembleia: “Louvem o SENHOR, o seu Deus”. E todos eles louvaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do SENHOR e diante do rei.” (1 Crônicas‬ 29.10-20)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Estou lendo uma sequência do livro de Crônicas no Antigo Testamento. Eu separei essa oração de Davi para hoje, mas o capítulo todo é muito interessante, e devo escrever um pouco sobre a primeira parte dele numa outra oportunidade.

Eu li esse capítulo ontem. Nele Davi fala ao povo sobre os planos de Deus para o templo. O SENHOR deixa claro que Salomão seria o responsável, e não Davi, pela construção do templo, pois Deus assim havia decidido. Isso porque Davi tinha as mãos manchadas de sangue e não poderia construir o templo para habitação do Deus santo. Ato contínuo, Davi anuncia sua contribuição pessoal para a obra em ouro, prata, material, e tudo mais.

Depois de todas as doações Davi prossegue com a oração que chamou minha atenção. O trecho que me prendeu foi:

“Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti;”

Eu já escrevi sobre isso antes, mas todas as vezes que me deparo com palavras assim de Davi, eu me emociono. Isso era inédito. Esse comportamento, essa maneira de se comportar, essa submissão de um rei ou governante não existia antes da manifestação de Deus ao seu povo.

Antes dele o que existia era um apanhado de deidades e ídolos em diferentes graus de hierarquia que se relacionavam com os líderes locais em maior ou menor grau de submissão. Havia negociação entre os deuses e o homem; e o rei/ líder não tinha nada nem ninguém a quem prestar contas.

Deus submeteu todo o povo de Israel, incluindo seu Rei. O Messias esperado veio e foi morto na cruz, deixando claro que Deus não earia representantes à terra para nenhum reinado meramente material. Essa era uma invenção da antiguidade e na idade média. Os reis não eram líderes supremos.

Davi mais de uma vez reconheceu isso diante dos seus súditos. Mais de uma vez se apresentou humilde perante Deus, reconhecendo seus limites e sua impotência.

Esse aprendizado é fundamental. Muitas vezes eu me pego achando-me o líder ou o responsável ou ainda aquele que resolverá determinada situação. Na verdade, somos um sopro. Uma neblina. Somos um átomo diante da eternidade divina e a Deus estamos submetidos.

Não quer dizer que não temos responsabilidade, ou que as nossas ações não têm consequências. Elas têm, sim. Mas eu ou você não somos os líderes supremos de nenhuma situação. Não temos o controle absoluto de nada. Não possuímos nenhum bem eternamente. No fim, tudo retorna ao seu verdadeiro dono: Deus.


Oremos

Deus querido, eu preciso mudar.

Tenho que ter atenção em alguns aspectos que sempre negligenciei.

Ajuda-me nessa mudança.

Dá-me sabedoria e discernimento para tomar as medidas necessárias para tomar as medidas que preciso para mudar e compreender melhor a rotina dos negócios.

Estejas comigo em cada reunião que terei durante essa semana.

Entrego-te as novas oportunidades que estão surgindo.

Cuida de cada um de nós.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.