179 A carta de Paulo aos gálatas


Leitura Bíblica

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas‬ 1.10‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; ao contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.” (Gálatas‬ 1.11-12‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem li a carta de Paulo aos Gálatas. Que bronca!

Paulo, o apóstolo dos gentios, foi quem teve a missão de transmitir a nova aliança aos gentios – todos aqueles que não eram judeus.

Imagine só a situação: os judeus eram um povo diferente, que falavam uma língua própria, não adoravam a nenhum dos deuses dos povos da região e deixavam a barba crescer. Agora um deles vinha aqui, em Atenas, Corinto, Éfeso nos dizer que nossos deuses não valem nada, e que temos que adorar ao Deus dele porque esse Deus que é todo amor, que mandou o seu Filho à terra e o deixou ser crucificado!

Tá de brincadeira? Se o Deus dele fez isso com o próprio Filho o que não vai fazer comigo?

A missão de Paulo era essa: transmitir para um povo que não tinha a menor ideia do que era a Lei, de quem era Abraão ou Moisés, nem esperava por um Messias, nem sobre todo o plano de Deus e a nova aliança em Jesus. Fácil, não é?

Mas o Espírito de Deus estava com ele, e, por onde ele passava muita gente se convertia; agia em cada conversão e cada comunidade, um milagre. Mas, nada pode ser tão simples assim. Depois que Paulo explicava tudo e as pessoas passavam a ter fé no Deus vivo, vez ou outra apareciam outros tipos de dúvida. Essa gente ficava entre: a lei e a fé, a nova e a velha aliança. E criavam a maior confusão nas comunidades cristãs recém-formadas.

Eu sou impaciente. Imagino-me no lugar de Paulo. Eu chegaria para um desses e falaria: “Ô camarada, na hora da dificuldade, quem “roeu o osso” fui eu, agora que “chegou no filé” você vem para mesa e ainda arruma confusão?” (Eu sei que é nada cristã a minha abordagem).

Paulo faz diferente. Ele escreve uma carta onde explica tudo de novo. Cada pedacinho, “tim tim por tim tim”. Graças a Deus que Paulo foi trabalhado pela graça de Deus e deixou essa carta para nós também!

Cristo nos liberta pela fé. Cumprir a lei sem fé não significa nada. A fé em Cristo é o caminho para a salvação, e essa salvação se dá aqui, pois quando recebemos a fé nos conectamos com Deus e passamos a cover com ele cotidianamente. O que só aconteceria no futuro e depois que eu cumprisse com todas as leis passa a acontecer agora mediante minha fé e a graça divina.

Quem não deseja essa liberdade? Quem não quer ficar mais próximo de Deus? Paulo mostra que agora essa proximidade está ao alcance de todos e não apenas de um grupo. Todos aqueles que tiverem fé em Cristo.


Oremos

Pai, protege-me e me orienta no meu trabalho hoje. Sê meu guia. Dá-me sabedoria e discernimento para tomar as decisões alinhadas com tua vontade.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.