175 Dá-nos sabedoria, Pai.


Leitura Bíblica

“se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o SENHOR e achará o conhecimento de Deus. Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Provérbios‬ 2.2-6‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Olá. Já são tantos textos! Nunca imaginei que conseguiria perseverar tanto assim.

Nem todos os dias eu consigo escrever um texto. Isso não significa que eu não tenha lido a Bíblia ou meditado, isso significa apenas que não me veio nada para escrever. Talvez eu não tenha dado a atenção devida ao texto ou talvez eu não esteja conectado com Deus, atropelado pelos problemas da vida. O fato é que não é todo dia que consigo escrever.

Já disse isso antes, mas como sempre temos gente nova recebendo esses textos eu gosto de reforçar. Por fim, os textos são feitos para mim, são minhas reflexões e minhas aplicações sobre os textos. Não sou teólogo nem pastor. Sou cristão, uma pessoa comum que está sendo transformada pela Palavra de Deus. Fico feliz que os textos sirvam para mais pessoas, o mérito disso é todo de Deus e eu não tenho nenhuma participação nem sou digno de qualquer agradecimento. Há pessoas de todos os credos e denominações que leem, e, de novo, somente a ação de Deus para que uma reflexão tão pessoal consiga atingir a pessoas em um grupo tão heterogêneo. Que Deus continue nos abençoando.

O texto de hoje é do livro de Provérbios. Se pudéssemos dividir o Antigo Testamento uma maneira de fazer isso poderia ser: Deus decide por sua graça falar e se apresentar ao homem, contando como ele age na história e no tempo – o Pentateuco, Samuel, Reis, Crônicas nos dá essa dimensão de modo mais prático, pois vemos a vida de gente como a gente. Então, Deus nos dá um vislumbre de sua sabedoria insondável – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos e, Deus fala e revela os seus planos ao seu povo através dos profetas, chamando-os ao arrependimento.

A chamada literatura de sabedoria era comum no Oriente Próximo, Egito e Mesopotâmia, e alguns capítulos de Provérbios lembram muito em estilo os textos da época, mas a presença de Deus e a sua visão da sabedoria dão características singulares à Bíblia.

No livro de Provérbios a sabedoria está com Deus desde o princípio dos tempos e ela deve ser almejada e buscada por nós. 

O valor da sabedoria é bem conhecido ao longo dos livros. Mais de uma vez foi a sabedoria, e não a força bruta, que solucionou problemas e crises. Temos exemplos de seu uso na vida de Jacó, José, Josué, Davi, Salomão e outros, que podendo pedir o que quisessem a Deus pediram sabedoria. O declínio de Israel está associado ao afastamento de Deus e também a decisões tolas e à total falta de sabedoria de seus governantes.

Outro ponto interessante: sabedoria é diferente de inteligência. Conheço muitas pessoas inteligentes, mas pouquíssimas pessoas sábias. O autor do provérbio diz: “Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.”. E sim, sabedoria vem de Deus, de saber aplicar seu conhecimento e sua experiência na solução de problemas práticos, no convívio e na interação com os irmãos, no caminhar junto, em comunidade.

Eu tenho uma dificuldade tremenda com algumas coisas e passo longe de ser sábio. Ao longo da minha vida tomei várias decisões equivocadas que mostraram minha falta de sabedoria, mas principalmente, meu afastamento de Deus.

Decidir com sabedoria não é fácil, assim como caminhar com Deus também não é. Ler sua Palavra e meditar nela ajuda, muito embora algumas vezes a lição seja dura e difícil de ser digerida. Precisamos perseverar e permitir a ação do Espírito em nós, transformando e ressignificando nossa vida.


Oremos

Pai, mais uma semana de altos e baixos.

Mais uma semana em que aprendo, erro, apanho, sorrio e choro.

Mais uma semana de trabalho e oração.

Mais uma semana de estudo.

Não está sendo uma semana fácil, Pai.

Duvido. Fraquejo. Tenho medo.

Dá-me sabedoria para encarar as dificuldades com confiança.

Com certeza de que os desafios são superáveis, porque tenho a ti do meu lado.

Não permitas que eu duvide. Não me deixes fraquejar. Dá-me confiança.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Sabedoria mansidão domínio próprio!clamo ao Senhor confiança pois é tão difícil quando sofremos e clamamos principalmente quando fazemos o bem e nos fazem sempre o mau mol vezes mais clamo muito ,muitas vezes duvido perco a fé confiança p não ter respostas justiça sou falha !;Porém aprendi q o Senhor tem 3 respostas Sim Não é Espere ,por isso clamo a Deus q não permita q eu absorva no meu coração e mente aquilo q fazem falam a mim peço q a Paz que excede todo entendimento seja c migo e que nunca me falte o amor !

    ResponderExcluir
  2. Somos humanos e fraquejamos, erramos e muitas vezes nos sentimos impotentes diante de algumas situações e é nessa hora que precisamos de sabedoria e discernimento e somente o nosso Deus Todo Poderoso pode nos dar.

    ResponderExcluir
  3. AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS PRA USA VOCÊ PRA MIN SER UMA GRANDE MULHER NA FÉ PORQUE VOCÊ NÃO SABE COMO MIN AJUNDAR COM ESSA PALAVRAS PASSOU PRA UMAS COLEGAS UMAS MIN AGRADECE OUTRAS MIN CHIGARAM MAIS EU VALEI PRA ELAS QUER ESTOU SEMPRE NA ORAÇÃO PRA TODAS COMTINUA SENDO MINHA COLEGA ER A VIDA DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE COMTINUE ASSIM 🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Amém irmão.. Pelo visto uma semana" normal" não talvez aos nossos olhos..mas aos de Deus ..pois nada foge de seu controle.. Ah sobre a sabedoria?? Não tem pedido melhor ..pois na escola de Deus é o que mais precisamos.. Sabedoria e não conhecimento como bem colocou.. Deus continue usando o irmão..Fiquem na Paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.