172 Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.


Leitura Bíblica

 “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas‬ 5.1‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Josué‬ 1.8‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Meu filho, escute o que digo a você; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” (Provérbios‬ 4.20-22‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬

‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Seguir ou não a Lei? Obedecer ou não à Palavra? Antigo e Novo Testamento se antagonizam? Que liberdade é essa que Paulo reforça aos Gálatas? A religião é libertação ou prisão? Estou pensando nisso desde domingo de manhã.

Uma das coisas que me afastava das igrejas – e das religiões em geral – era o sentimento de aprisionamento que invariavelmente acompanhava a catequese ou o credo praticado. Esse sentimento era o oposto do que eu sentia quando lia as Escrituras, e a colisão entre o que eu sentia quando eu lia a Palavra e o que eu sentia quando recebia a interpretação das regras acabava por me afastar de qualquer religião.

O que acontece é que existem diferenças entre religião e Deus e entre religiosidade e fé. Embora não raro os temas se misturem na maioria das vezes, a religião não é Deus, e religiosidade não tem nada a ver com fé.

É dessa liberdade que Paulo comenta quando escreve aos Gálatas. Ele reforça aos cristãos de então que Jesus veio para nos libertar da religiosidade vazia. Que símbolos e ritos sem fé são prisões construídas por pessoas e que, na verdade, mais afastam de Deus do que aproximam.

Ele não diz para ignorar a Palavra, ou revogar a Lei. Ao contrário, diz que Jesus veio cumprir a Lei. É importante entendermos os princípios da Lei.

Naquele contexto havia um tabernáculo físico e sacerdotes que atuavam nesse tabernáculo e, depois, no templo. Mas, com Jesus e a posterior destruição do templo não era mais necessário sacerdote – Jesus é o nosso Sumo Sacerdote – e cada um de nós nos transformamos num templo.

Não há mais sacrifícios, incensos ou rituais. Tudo é transformado por Jesus. Nada mais é necessário a não ser crer que Jesus é o nosso Senhor e Salvador. 

Mas, o homem é falho e precisa de rituais. Com o tempo essa mensagem libertadora foi engessada em rituais, e mesmo depois da Reforma Protestante, muitos ritos desnecessários persistem.

Jesus liberta. Sua Palavra é revolucionária. É universal. Não admite limitações ou fronteiras.


Oremos

Pai querido, mais uma semana.

Peço-te que nos acompanhes durante estes dias. Que tua sabedoria seja nosso guia e tua misericórdia nos alcance.

Afasta de nós todo o mal, protege nossa saúde. Dá-nos força para seguir adiante.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.