165 Aprendendo a seguir a decisão de Deus

 




Leitura Bíblica 

“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;” (Provérbios 3.5 NVI) 

“reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3.6 NVI) 

“Olhem para o SENHOR e para a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas 16.11 NVI) 



Oi. Estou em viagem, e essa quebra de rotina acabou por fazer com que eu me perdesse nas leituras e meditações diárias. E isso me fez falta. Vou ser mais cuidadoso para não perder mais nenhum dia. 

Hoje recebi uma mensagem por WhatsApp que continha o Provérbio que abre o texto de hoje. Eu copiei o provérbio seguinte por achar complementar. 

Eu já meditei sobre esse capítulo de Provérbios. Eles são conselhos de um pai para o filho e contém indicações e normas gerais de conduta para uma vida sadia, plena e com sabedoria. 

O livro de Provérbios em si faz parte de um gênero chamado de literatura poética-sapiencial e tem vários similares nas culturas da região do Crescente Fértil (Egito até a Mesopotâmia) na época em que Provérbios foi compilado. O livro em si, segundo os estudiosos, parece ser composto por mais de uma fonte ou autor e foi compilado ao longo de vários anos. 

Sobre isso eu gostaria de comentar que ler a Bíblia não exige que desliguemos nosso cérebro ou que deixemos nossa inteligência de lado. Se fosse assim Deus teria inspirado os autores para fazer um livro de desenhos, que um macaco pudesseentender. A Bíblia tem um contexto e uma história por trás de sua elaboração, o que não tira sua santidade, mas, ao contrário, engrandece o poder de Deus que, mesmo com todas as mazelas humanas conseguiu fazer sua mensagem chegar até nós. Entender esse contexto e a origem dos textos é demonstrar respeito a Deus, pois assim ficamos mais capacitados a tentar compreender o que realmente é divino num texto inspirado por Deus, mas escrito por humanos sujeitos às influências da humanidade. 

Pensei tudo isso lendo o texto e estudando sobre os Provérbios. Agora olhando o versículo que recebi e quis meditar: 

“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;” (Provérbios 3.5) 

Confiar no SENHOR com todo nosso coração significa confiar com toda nossa mente, toda nossa razão. Veja como agora o Provérbio fica claro: ele diz que, entre a sabedoria de Deus e a minha, eu devo ficar com a de Deus. Simples, não é? 

Sim, seria. Seria se soubéssemos ou tivéssemos como antever um pedacinho da sabedoria de Deus, mas não temos. E aí está o problema, desde sempre o homem escolhe a sua própria sabedoria ao invés da diretriz divina – a história de Gênesis ilustra exatamente isso! Gênesis não quer dizer como fomos feitos, mas ilustra claramente que se tivermos que escolher entre seguir a sabedoria de Deus ou a nossa, ficamos com a nossa. É insensato, não? 

Curioso que Deus permite o uso de coração com esse sentido em quase toda a Bíblia. Ofende menos. Dói menos. Imagine um Deus mais humano ele mandaria: “Olha, seu insensato, você mesmo não diz que eu sou o senhor? Que eu sou o mais sábio? Que sou tão sábio que nada, nem ninguém, consegue sequer imaginar minha sabedoria? Então, por que você sempre prefere seguir sua própria cabeça?” 

Um provérbio desses, embora verdadeiro, não faria muito sucesso... 

Depois, parei num trecho do livro de Crônicas que também já havia meditado: 

“Olhem para o SENHOR e para a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas 16.11) 

É um trecho de um salmo davídico logo após a nomeação da família de Asafe para adorar no Templo. De certa forma, complementa o Provérbio. Ele está dizendo para nos concentrarmos no SENHOR, para buscar sua face que resplandece e ilumina nosso caminho. 

Eu estou passando por um período de várias escolhas e decisões. Todos passam por isso o tempo todo. Sempre tentamos tomar as melhores decisões, escolher os melhores caminhos, mas raramente eu me deixava ser “carregado” por Deus ou deixava que ele decidisse por mim. Ele decidia mesmo assim, claro, e isso gerava frustração e revolta. Aprender a confiar na sabedoria de Deus e a seguir a decisão dele leva tempo e exige disciplina. Estou longe disso. Mas nas poucas vezes em que aconteceu comigo os resultados foram uma tranquilidade tremenda e uma profunda paz de espírito. 

Oremos 

Pai, dá-me disciplina para manter as leituras diariamente. 

Orienta e dá-me sabedoria nas reuniões e visitas que estou fazendo. 

Cuida da minha viagem e de minha família que está em casa. 

Olha pelos meus negócios e meus clientes. 

Dá-me discernimento e afasta de mim todo o mal. 

Isso te peço em nome de Jesus. 

Amém. 


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.