164 Conselho e incentivo amigo

 


Leitura Bíblica


“Provem e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmos 34.8 NVI)


“O justo passa por muitas adversidades, mas o SENHOR o livra de todas;” (Salmos

34.19 NVI )



Esse Salmo foi escrito por Davi depois que foi expulso por Aquis, rei de Gate, onde fingiu ser louco para se proteger de Saul.

“Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate. Por isso, na presença deles fingiu que estava louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.” (1 Samuel 21.12-13)

Depois de escapar de Aquis e de Saul, ao que tudo indica ele compôs esse salmo. Um salmo de ação de graças e louvor onde Davi, então um fugitivo, reconhece o papel de Deus na sua sobrevivência e segurança.

O salmo tem vários versículos que são usados isoladamente como textos de encorajamento. De fato, Davi estava feliz e exultava por ter sido preservado, além disso ele começava a ter um grupo de seguidores que viria a ser seu exército, e esse salmo motiva e dá esperança a todos que estão com ele.

Nesse sentido, mais do que simplesmente agradecer uma graça recebida, Davi anuncia o poder de Deus na vida dele, para que sirva de exemplo e encha de confiança aqueles que estão com ele, ainda fugindo de Saul.

“Os justos clamam, o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O SENHOR está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmos 34.17-18)


Davi não nega as adversidades, não engana seus amigos “vendendo” uma ideia falsa de que aqueles que tiverem fé terão uma vida próspera e sem adversidades. Mas ele reforça que na adversidade aquele que confia em Deus é poupado e protegido.

Ao dizer que Deus livra os fiéis das tribulações ele não quer dizer que seus fiéis não terão adversidades, mas sim que passarão por elas sem ansiedade ou desespero.

“O SENHOR redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado.” (Salmos 34.22)

Ele antecipa a salvação futura daqueles que têm fé e garante que todos que se refugiarem em Deus estarão redimidos.

Vejam! Ele estava sendo perseguido injustamente e por inveja. Mas, foi inspirado a escrever um salmo que abordasse todos esses assuntos e deixasse isso para a posteridade. Esse salmo serviu para ele e seus seguidores. O salmo vem sendo usado desde então para dar esperança nos momentos difíceis aos que tem fé.

Ao ler esse salmo eu me lembro de todas as vezes que já estive na situação de um desses seguidores de Davi, e então uma palavra inspirada e um sorriso amigo foram importantes para me fazer crer e confiar que por mais difícil que parecesse, tudo ia passar e terminar bem. Inúmeras vezes isso já aconteceu comigo.

Daí eu penso se já fui Davi. Se já consegui, em meio à minha adversidade e dificuldade, incentivar e admoestar meu irmão a seguir em frente confiante: a manter-se firme na fé sabendo que ele está protegido. Não me lembro de ter feito isso.

Mas, creiam, eu afirmo que Deus age na minha vida. Olhem para a vida de vocês. “Provem e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia”. Sigamos em frente com fé e confiança.



Oremos


Pai querido, minha viagem chegou à metade. Tu já desviaste o primeiro furacão, um segundo está a caminho e as previsões são que ele chegará no local onde vou fazer escala na véspera do meu voo. Protege as pessoas afetadas por esse furacão, dá a elas sabedoria e capacidade para tomarem todas as precauções devidas.

Pai, recentemente ouvimos falar de violência com foco político. Independentemente do que pensamos sobre essa questão, cremos que tal violência não vem de ti. Olha por nós e por todos os atingidos. Dá sabedoria e discernimento a todos para que não dividam ainda mais o nosso país. Cuida para que o nosso país não fique mais nas mãos de corruptos.

Olha pela minha família. Pelas provas que meus filhos enfrentarão.. Cuida de nossa igreja em São Paulo (IBNU) e de nossos amigos.

Peço-te tudo isso, em nome de Jesus, Amém


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.