161 Mente sã, corpo são.

 


Leitura Bíblica


“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”

(Provérbios 17.22 NVI)


“O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o SENHOR prova o coração.”

(Provérbios 17.3 NVI)



Dois provérbios que falam do coração e que de certa forma complementam o texto de ontem. Deus prova a nossa mente. Ele não nos quer pela metade ou com dúvidas, ele nos quer por inteiro.

Curiosa a forma como isso se dá. Ele nos criou e nos deu liberdade e com isso nos "perdeu". A partir daí o que busca é uma reconquista. Ele poderia ter desistido, um experimento que não deu certo. Podia ter apagado tudo e começado de novo, com um pouquinho menos de liberdade. Mas não, mesmo sendo Deus, ele deixou o curso do tempo seguir e nos resgatou. Mas ele nos prova.

Ele nos prova e sabe de nossas fraquezas. Mas por que, sendo bom, ele permite que tais provas aconteçam? Porque ele não está interessado nisso, aqui. Esse momento é muito pouco face a eternidade. Deus nos quer para a eternidade e para que isso aconteça precisamos aceitá-lo e buscá-lo de todo coração e com todo nosso ser nesse átimo que temos em vida. E ao buscarmos a Deus, não com obras vazias ou discursos vãos, mas com nossa fé e nosso entendimento, obtemos a graça da salvação e do convívio eterno com ele, este sim o grande ato de bondade divino.

Assim como o forno transforma o ouro e o livra de suas impurezas, as provas de Deus transformam nossa mente e nos livram de falsas crenças.

E aí, ao nos vermos livres de falsos ideais, de motivos vis e de razões falsas, nós conseguimos uma mente bem-disposta, pronta a agir e a auxiliar, a fazer o bem e a contribuir, a solucionar problemas e a enfrentar as provas com mais disposição e energia. Pois é ali, dentro de nós, na nossa mente que as verdadeiras batalhas são travadas. Ali residem os ímpios e os fracos de fé que nos arrastam por caminhos escuros e nos enfraquecem, nos fazendo rastejar e clamar em prantos por socorro.

É em nossa mente que deve morar a verdadeira fé, inabalável, inquestionável, segura, edificada sobre a base sólida do entendimento da palavra divina e do seu propósito para nós. Munidos dessa fé enfrentamos nossos ímpios internos e servimos de exemplo, de modelo, de luz e sal para outros irmãos que lutam a mesma luta.

Uma mente sadia é a chave para um corpo sadio e um espírito bem-disposto, alerta, pronto a ajudar. Uma mente sadia é uma mente sintonizada com Deus.



Oremos


Pai querido, abençoa a cada um de nós. Volta teu rosto para nós e nos mostra tua luz. Perdoa nossos pecados e tenha misericórdia de nós Purifica nossos pensamentos e afasta de nós as impurezas e imperfeições para que cada vez mais estejamos sintonizados contigo.

Te pedimos em nome de Jesus, Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.