151 Tudo posso naquele que me fortalece.

 


Leitura Bíblica

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses‬ 4.13‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Talvez esse seja um dos versículos mais repetidos da Bíblia. Esbarrei nele hoje. Não sabia que ele estava na carta de Paulo aos filipenses.

Se houvesse uma igreja do coração, um filho preferido de Paulo, provavelmente a comunidade de Felipo ocuparia esse lugar. O vínculo dele com o povo de lá e a forma como ele se dirigia à comunidade demonstra carinho e cuidado especial. Ao que tudo indica a recíproca é verdadeira e a comunidade de Filipos tinha um lugar especial para Paulo em seu coração.

Essa carta é um exemplo disso. Do início ao fim é uma carta de encorajamento e orientação, de um pai ou irmão mais velho para seu filho ou irmão mais novo, encorajando a comunidade a continuar, perseverar e seguir, independentemente do que acontecesse com ele mesmo. Paulo transmite força e paz em meio ao caos e incertezas que ele estava vivendo.

Um pouco antes desse versículo ele diz:

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” (Filipenses‬ 4.12‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele estava agradecendo os presentes que recebeu da comunidade, dizendo que chegou em boa hora, mas que eles não precisavam se incomodar.

Veja bem, ele estava preso. Seria martirizado. Tinha pouquíssimos recursos. E escreve que “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação” ... que inveja!

Mas, voltando um pouco mais no capítulo. encontrei isso:

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses‬ 4.4-9‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Se você tiver uma doença grave, com pouca chance de sobreviver, e for deixar uma mensagem para alguém querido, qual seria o tom? Talvez próximo desse, não seria?

Paulo “sabia” que sua missão estava terminando. Em outras oportunidades onde esteve preso, suas cartas não eram assim. Ao contrário, ele dizia que ainda não havia terminado sua missão. Mas, perceba como ele escreveu.

Ele parece saber que não vai voltar a ver os amigos que deixou em Filipos. As orientações são claras sobre como eles devem se comportar e agir quando ele partir.

Eu fiquei pensando nisso tudo e no quanto pequenas coisas “me tiram do sério”, “acabam com meu dia” e “derrubam minha alegria”. Não tem como eu não me sentir mesquinho, pequeno e tacanho.

Jesus é um exemplo perfeito: Deus feito carne. Sabemos que, embora ele seja nosso alvo, não há como chegar lá se não pela graça dele. Paulo era homem igual a mim, ou pior, era humano num tempo mais bárbaro, menos evoluído, mas, mesmo assim, veja o desprendimento, o amor, a serenidade e a calma que ele transmite na sua carta.

Paulo não teve o exemplo de Paulo para seguir, mas ele tinha verdadeiramente Jesus com ele. Ler essa carta me entristece, mostra-me como estou distante disso, mas, ao mesmo tempo, alegra-me e me enche de esperança. Paulo, sem o exemplo de Paulo, conseguiu chegar lá. Eu também posso conseguir pois como ele mesmo disse: “Tudo posso naquele que me fortalece”.


Oremos

Pai, falta tanto!

Em todos os aspectos sou pequeno, pecador e incompleto.

Não há nada a te oferecer a não ser minha inquietação, meus medos e minhas incertezas.

Quanto mais sinto tua presença, menor e mais incapaz eu fico de compreender seus desígnios.

Caminhar na tua sabedoria é como explorar um vale tomado pela neblina, com novas descobertas a cada passo.

Cuida do meu caminho.

Orienta meu andar.

Ajuda minha compreensão.

Tudo isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.