148 A lição é falar menos e escutar mais

 


Leitura Bíblica

“O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.”

(Provérbios‬ 18.2‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje quando estava lendo Provérbios não pude deixar de rir. Eu cresci ouvindo minha mãe falar esse provérbio para mim. Ela falava de uma forma um pouco diferente, mas a mensagem era a mesma:

“Quem fala demais dá bom dia a cavalo!” – Dona Sheila.

Curioso que, mesmo tendo crescido ouvindo isso, eu desenvolvi uma predileção por cumprimentar os equinos. Pai amado, que impossibilidade eu tenho de conseguir ficar quieto e ouvir uma história até o fim!

Já melhorei bastante. A idade e o fato de ter tomado algumas rasteiras – ou coices – só para manter a analogia com as palavras que eu disse para um “amigo”, ajudaram-me também.

O fato é que poucos conselhos podem ser mais válidos do que este. Se antigamente a maneira de expor nossos pensamentos era falando e escrevendo com o raio de alcance limitado a algumas pessoas, hoje, com Facebook, Twitter e WhatsApp, qualquer frase nossa circula o mundo muito rapidamente.

Esta semana aconteceu algo assim comigo. Na quarta pela manhã dei uma palestra e de noite já soube de pessoas utilizando frases soltas que eu disse para apoiar teses das quais discordo.

Eu agradeço a Deus por me lembrar dos ensinamentos da minha mãe – eu me lembro deles sempre antes de cada matéria ou entrevista. Agradeço pelo trabalho duro que ele vem tendo em me mudar, ensinando-me a falar menos e a escutar mais – ter me dado duas orelhas grandes não foi uma dica suficientemente boa. Agradeço por colocar em meu caminho pessoas com histórias fascinantes e muita experiência para passar adiante.

Que cada vez mais eu siga o conselho sábio dele e de minha mãe, e consiga distribuir cada vez menos cumprimentos aos cavalos.


Oremos

Pai querido, obrigado por esta semana que se encerra.

Obrigado por todos os encontros, reuniões, conversas e oportunidades que tive.

Pai, tu bem sabes todas as possibilidades que se apresentaram. Que nós consigamos atender à tua vontade de maneira correta. Que as opções verdadeiramente alinhadas com tua vontade frutifiquem e afastem de nós as más intenções.

Protege a todos nós e olha em favor de cada um de nós.

Isso é o que te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.