147 Farol que guia nas tempestades

 

Leitura Bíblica

“Olhem para o SENHOR e para a sua força; busquem sempre a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas‬ 16.11‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O versículo sugerido de hoje vem do livro de Crônicas. Esse livro oferece uma narrativa histórica da formação do povo judeu, tendo o templo e o papel dos sacerdotes levitas como base. A ideia parece ser a de mostrar os eventos já narrados nos livros de Samuel e Reis, mas com a visão litúrgica. Talvez esteja ali para que nós, hoje, muitos e muitos anos depois, tenhamos uma outra fonte do que aconteceu, num outro ponto de vista e numa outra perspectiva.

Assim, vários fatos narrados nos livros de Samuel e Reis não são encontrados em Crônicas, porém temos detalhes como os descritos nesse capítulo. Aqui Davi está designando Asafe e seus parentes para cantarem e louvarem ao SENHOR. Ele está instituindo o primeiro “ministério de canto e louvor” se utilizarmos a nomenclatura das igrejas de hoje.

Como não podia deixar de ser, ele faz isso com um salmo:

“Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o SENHOR com salmos de gratidão:” (1 Crônicas‬ 16.7)‬‬‬‬‬‬

“Olhem para o SENHOR e para a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas‬ 16.11‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

““Ele é o SENHOR, o nosso Deus; seu domínio alcança toda a terra.” (1 Crônicas‬ 16.14‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

““Rendam graças ao SENHOR, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (1 Crônicas‬ 16.34‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Bendito seja o SENHOR, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade”. Então todo o povo exclamou: “Amém!” e “Louvado seja o Senhor!”” (1 Crônicas‬ 16.36‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Depois de entender do que se trata o livro e esse capítulo, separei esses trechos para pensar. Os primeiros principalmente:

“Olhem para o SENHOR e para a sua força; busquem sempre a sua face.” (1 Crônicas‬ 16.11‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Ele é o SENHOR, o nosso Deus; seu domínio alcança toda a terra.” (1 Crônicas‬ 16.14‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Lembrei-me do conselho de ontem à noite: mantenha seu olhar fixo adiante. Aqui Davi diz: busquem sempre a face de Deus, olhem para o Senhor cujo domínio alcança toda a terra!

A terra para Davi era diferente do que é para nós, mas o verso não deixa de ser profético por isso. Ao buscarmos a face de Deus buscamos sua luz, sua misericórdia e sua bondade. Ele funciona como um farol que nos guia nas tempestades até o porto seguro, se mantivermos o olhar fixo adiante, buscando sua face.

Algumas vezes eu já perdi o chão. A pior delas foi quando me considerava ateu. Naquela época, embora o farol estivesse lá, eu tinha escolhido não fixar meu olhar nele, não buscar sua orientação, não me concentrar no que havia adiante. A queda foi longa, dura e dolorosa. Ao final, depois de vagar sem rumo por um tempo, chacoalhado pelas ondas dos meus pensamentos, o farol chamou minha atenção.  Embora eu ainda não reconhecesse a presença de Deus na minha vida, ele não se furtou em me guiar para fora da tempestade. Eu tinha 17 anos e estava começando a viver de verdade.

Isso me remete ao terceiro item que separei:

“Rendam graças ao SENHOR, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.”

(1 Crônicas‬ 16.34‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Deus pede nosso amor e nossa fidelidade, mas ele não precisa dela. Sua força não vem disso, o número de seguidores de Deus não aumenta ou diminui seu poder como alguns “joguinhos” dão a entender. Deus é Deus. O mais legal é que, quando ele tem planos para você, mesmo que você ainda não o reconheça, ele encontra meios de indicar o caminho. Se você tiver a mínima boa vontade, acabará na direção correta. Machucado, estropiado, alquebrado, mas seguirá pelo caminho. E quando todas as feridas cicatrizarem estará mais forte, experiente e confiante.

Minha experiência diz que é mais simples confiar em Deus desde o começo. Mas, se não confiar, provavelmente depois de algumas quedas você estará no caminho que ele deseja.


Oremos

Pai amado, obrigado por mais essa oportunidade de aprender.

Obrigado por não desistir de nós.

Obrigado por estares disponível e presente mesmo quando te ignoramos.

Eu te louvo e agradeço por todas as vezes que agiste na minha vida me levando para o caminho correto.

Cuida de mim Pai e me guia pelo seu caminho.

Abençoa a minha família e protege a todos nós.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.