144 Por que estou preocupado? Deus faz justiça!

 


Leitura Bíblia

“Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.” (Salmos‬ 43.1‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem eu estava navegando na internete e vi um post de uma autoridade da área jurídica. Ele havia postado um trecho do Salmo 43, lindíssimo, então resolvi revisitar o texto hoje.

Não há indicação do autor desse texto, mas ele começa pedindo a justiça divina. Eu me lembro de vários textos no Antigo Testamento em que o autor pede pela justiça de Deus. Eles ansiavam por ela, não tinham medo, confiavam que a justiça divina estaria ao lado deles.

Curioso como, em algum momento da história, isso muda, e a justiça divina, o dia do Juízo Final, passa a ser um dia temido. A confiança na justiça divina é perdida e, mesmo com a vinda de Jesus e a salvação nele, mantém-se o sentimento de medo e desconfiança em relação a Deus.

Esse medo gera afastamento e acaba se tornando terreno fértil para oportunistas que se colocam como intermediários entre nós e um Deus de justiça temível, que não deixará pedra sobre pedra no dia do julgamento.

“Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?” (Salmos‬ 43.2‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.” (Salmos‬ 43.3‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!” (Salmos‬ 43.4‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

O salmista, já naquele tempo, confirma sua confiança em Deus e pergunta porque ele deveria sair oprimido pelo inimigo se tem em Deus sua fortaleza? Ora, quem confia verdadeiramente em Deus e em sua justiça não se deixa oprimir, nem se deprime, mas suporta a tempestade firmado em Rocha, sustentado por Deus.

Era verdade naquele tempo. É mais verdade ainda hoje, depois que fomos salvos e nosso resgate foi pago em Cristo, a luz e o caminho, a verdade e a vida.

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos‬ 43.5‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Esse foi o trecho publicado pelo juiz que mencionei. O último verso do salmo. Depois de reforçar sua confiança em Deus e reconhecer que, com sua orientação, ele chegará até a morada do SENHOR, o salmista se volta novamente para sua alma e pergunta: por que tanta preocupação?

Esse verso poderia abrir o salmo. Ele poderia começar perguntando: Por que está preocupado? Por que tanta tristeza e dúvida? Homens traidores e perversos me perseguem, mas não devo temer! Deus é minha fortaleza! Não preciso chorar ou sair perdido, oprimido pelo inimigo. Deus fará justiça! Ele enviará sua luz e me guiará pelo seu caminho até o local onde habita.  Ali, cheio de alegria, louvarei meu Deus!


Oremos

Pai, minha alma está confusa, a cabeça a mil, sem saber para onde ir ou no que me concentrar.

Dá-me sabedoria, Pai, para priorizar e conseguir organizar as ações nos próximos dias.

Cuida da minha casa e da minha família. Olha pelos meus filhos. Cuida da minha saúde e do meu trabalho.

A próxima semana será uma semana de muito trabalho, com uma feira importante. Protege-me durante os eventos e guia os meus passos. Afasta de mim as pessoas 

mal-intencionadas e me dá discernimento e sabedoria nas reuniões.

Dá-me energia para suportar os dias carregados de atividades e olha por nós, Pai.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.