141 Transforma-me e renova-me a cada dia

 

Leitura Bíblica

“Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” (Salmos‬ 16.1, 11‬ NVI‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Alguns dias são mais difíceis que outros. Quando eles se acumulam viram semanas. Curioso é que mesmo Deus me mostrando que essas supostas “dificuldades” não passam de uma brisa, comparadas com o vendaval que assola outras pessoas, eu insisto em me entregar a elas e ficar deprimido, tornando os dias ainda mais difíceis.

Jesus diz: “a cada dia basta seu mal”. A sabedoria dessas palavras é enorme. Uma pena que eu não consiga aplicá-las facilmente em minha vida.

“Ao SENHOR declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.” (Salmos‬ 16.2)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

No meio dessa tristeza e sentimento de impotência, ontem tive a oportunidade de me reunir com o pessoal da igreja, e ali encontrar apoio e alento. A vida em comunidade e o apoio mútuo são fundamentais nesses momentos de dúvida, muito embora relutemos em compartilhar nossos medos e dificuldades. Ontem à noite, ouvindo e falando sobre Deus, minha bateria foi recarregada e meu ânimo renovado.

Hoje pela manhã eu pedi auxílio a Deus. Eu creio na ação dele em minha vida, mas antes de qualquer coisa, acredito que tenho que fazer aquilo que cabe a mim. Meu desespero aumenta quando julgo que não estou fazendo tudo o que é possível ou esperado de mim.

Nesses momentos difíceis, minha primeira reação tem sido exatamente essa: o que eu estou deixando de fazer? O que eu poderia fazer que não estou fazendo? Muitas vezes culpo minha atitude ou falta de atitude, o que só piora a minha situação.

A autocomiseração – sentir-se “um coitado”, incapaz de fazer qualquer coisa corretamente, ou de administrar a própria vida, é um dos sentimentos mais destrutivos que eu posso ter. E rogo a Deus para afastá-lo de mim.

SENHOR, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.” (Salmos‬ 16.5)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ao escolher seguir a Cristo e entregar a vida a Deus, escolhi uma vida de trabalho e abnegação. Uma vida de caminhada e ação constante a despeito das dificuldades.

Descansar em Deus não significa se abandonar ou ter uma vida de preguiça, aguardando que Deus resolva seus problemas. Ao contrário, trata-se de uma vida de ação que enfrenta os problemas na certeza de que Deus está ao seu lado AJUDANDO a resolvê-los.

Toda a história bíblica mostra isso. Aquilo que Deus construiu, ele o fez, usando instrumentos humanos, embora não precisasse disso. Ele fez questão de mostrar que é muito importante que o homem participe e faça a sua parte.

Desanimar com as dificuldades e só aguardar um milagre divino é se entregar ao “deus-dará”. É abrir mão do dom mais precioso que Deus nos deu que é nossa vontade e escolha. Vontade de seguir. Vontade de vencer. Vontade de viver. Vontade de servir.


Oremos

Pai querido, te agradeço pelo tempo de ontem com meus irmãos da igreja.

Te agradeço pela reflexão de hoje e pela compreensão que me tem dado de tua Palavra.

Te agradeço por estar sempre ao meu lado e por me guiar mesmo quando não percebo.

Clamo, Pai, por transformação.

Muda meu espírito e fortalece minha vontade em te seguir, minha determinação em agir. Renova em mim a disciplina necessária para cumprir com o propósito que tens para mim. Não permitas que esse novo eu tenha espaço para a preguiça, procrastinação, dúvida ou medo. 

Mas, ajuda-me a caminhar confiante na tua proteção.

Que tua sabedoria me acompanhe e teu Espírito esteja sempre comigo. Que minha vida seja plena de oração e entrega a ti.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.