140 Há tanto que não entendemos, devemos entregar e confiar.

 


Leitura Bíblica

“Por que deverei temer, quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem, aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?” (Salmos‬ 49.5‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem vivi uma experiência muito intensa, em que pude me deixar levar. E esse pequeno período de leituras foi útil para alguém além de mim mesmo.

Eu normalmente não converso muito no Uber ou no táxi. Ontem eu entrei no Uber e puxei conversa. Um carro simples, um motorista tranquilo.

Economista e contador, ele é mais uma vítima da recessão, que encontrou no Uber uma forma de trabalhar e continuar provendo para a família. Ele também trabalhava na indústria do petróleo, então conversamos um pouco sobre esse tema e como a crise afetou o setor.

Nesse momento, ele comentou que havia recebido um convite para trabalhar em Cingapura, mas que não pode aceitar pois tem uma filhinha de 6 anos que está doente.

Eu perguntei qual era o problema dela, ao falou que ela tem câncer no sangue. Já tinha tratado e melhorado, mas voltou há algumas semanas e ela estava na quimioterapia de novo.

Meu coração ficou pequenininho nesse momento. É difícil para mim conseguir falar ou pensar qualquer coisa quando o assunto é esse. Eu já tive um caso na família que deixou marcas e que é sentido por todos. Nessas horas é difícil aceitar nossa impotência.

Antes que tudo isso viesse em minha mente, eu fiz uma oração. E continuei a conversa. Perguntei como ela estava respondendo ao tratamento – ele disse que bem, mas como estava debilitada tinha sido internada com uma infecção. Perguntei sobre o transplante de medula, disse que ela está na fila. E, por fim, perguntei o nome dela e a idade e ele me disse. Então, pedi para fazer uma oração por ela, ele me respondeu: claro que sim. E me perguntou se eu era evangélico.

Eu disse que era cristão. Ele também é, e logo começamos a falar de Cristo, do Evangelho e de Deus. Ele comentou que a esposa é católica – e apontou para uma imagem que tinha no carro. E que, às vezes, as coisas não se encaixam por isso, mas que ele tenta entender e seguir a vida.

Eu estava em oração pela filha dele. Falei sobre essa lista, sobre as pessoas dos mais diversos credos que recebem os textos, falei da minha experiência pessoal pelas diversas religiões. Comentei que, na minha opinião, a religião organizada é: parte coisa dos homens e parte coisa de Deus. E que a diferença está em buscar a presença de Deus ou não.

Comentamos sobre Deus e sua sabedoria. De como não compreendemos o que ele faz. Contei para ele da minha DR com Deus.

Comentei sobre Jó, e sobre como o livro de Jó me ajudou a resolver minha DR. Disse que na minha opinião, a justiça de Deus com Jó não foi ele ter voltado a ter família e ser próspero, mas sim a de hoje, 3000 anos depois que Jó passou por aqui ainda ter gente estudando e usando Jó como exemplo.

Comentei que se não fosse o que aconteceu a Jó, ele teria passado pela vida como mais uma pessoa temente a Deus, próspera, mas completamente esquecida na história. Mas, os planos de Deus eram outros e a fé sem igual de Jó, reconhecida por Deus, passaria para a história como exemplo para todos nós de como agir nas adversidades.

“Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição.” (Salmos‬ 49.7-9)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Depois disso tudo, eu falei que eu tinha algo no meu coração para passar para ele. Disse que tinha orado e que qualquer que fosse o resultado do tratamento da filha dele, ele deveria ficar tranquilo, pois o resultado seria para o bem dela. Que nas orações dele, entregasse a Deus e aceitasse a vontade dele. E pedisse que Deus o confortasse se a vontade dele fosse diferente da de Deus.

Já chegando no destino ele falou que sim. Ele já questionou muito a situação. Eles tiveram essa filha depois de muito esforço, tentaram por vários anos, e agora estavam passando por isso. Perguntou: por que eu?

Mas, ao me ouvir falando de Jó, ele se lembrou de quantas crianças estão no mesmo hospital que sua filha passando por situações ainda piores, que é difícil, mas vai aceitar mais e pedir conforto de Deus. Eu passei meu telefone para ele e se ele me contatar vou adicioná-lo à lista.

Foi uma experiência muito marcante pra mim. As palavras saíram naturalmente, mas hoje, olhando em retrospecto, não existe muita explicação para o que aconteceu.

“O homem, mesmo que muito importante, não vive para sempre; é como os animais, que perecem. Este é o destino dos que confiam em si mesmos, e dos seus seguidores, que aprovam o que eles dizem.” (Salmos‬ 49.12-13)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Fiquei pensando nisso tudo ontem e hoje e resolvi compartilhar tudo o que aconteceu. Quantas vezes nos achamos os mais miseráveis dos miseráveis? Quantas vezes, com razão ou não, nos sentimos injustiçados?

Quantas vezes eu reclamei por nada? Era tudo besteira. Ontem, em certo ponto da conversa, disse a ele que Deus o estava provando de uma forma que eu não sei se eu suportaria. Que eu não queria ser provado assim. Porque eu sou fraco, eu acho Deus injusto quando um cliente que devia me pagar atrasa o pagamento, eu já achei injustiça de Deus ser reprovado no vestibular – coisas tão pequenininhas que nós transformamos em problemas gigantes!

Eu não sei até que ponto a conversa de ontem ajudou ou levou algum refrigério a um pai com a filha doente. Mas eu sei que a conversa de ontem me transformou e causou mudanças enormes em mim mesmo.


Oremos

Pai, peço pela família do meu amigo e por sua filhinha. 

Pai, se for de tua vontade, age e cura essa criança. Orienta os médicos para que o tratamento seja o mais adequado. Dá forças para que ela suporte as sessões de quimioterapia e as visitas ao hospital.

Pai, todos queremos que ela sobreviva, mas sabemos que tua vontade é soberana. Se tua vontade for diferente da nossa, conforta a família, Pai. 

Age, protegendo os pais de qualquer dano ou ferida maior. Não permita que a dúvida se instale, Pai. 

Esteja presente e olha por eles, Pai.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Amém irmão.. Deus há de abençoar este pai..seja Sua vontade a cura desta criança e que esta prova fale mais ainda à toda família

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que a oração de um justo tem muito poder em seu efeito. Lembre-se Shailon você é um instrumento Dele e é uma honra poder servir ao Senhor, como você o serve e ainda zelando por todos nós. Deus seja louvado. Amém🙏

    ResponderExcluir
  3. Não tenho certeza quando de fato aconteceu esse relato, então, se possível, fale-nos se tem notícias da saúde da menina. Estará em minhas orações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.