139 A melhor escolha consciente

 

Leitura Bíblica

“Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos‬ 10.17‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Eu ainda não me dediquei a estudar a carta de Paulo aos Romanos. Não me dediquei, pois entendo que ela é uma das mais complexas e ricas cartas do Novo Testamento e acredito não estar preparado para interpretá-la ou compreendê-la.

Eu já li a carta algumas vezes. Eu me sinto como aquela pessoa que chega em um quarto escuro e vai tateando, conhecendo os arredores. Hoje o versículo sugerido foi do capítulo 10 de Romanos, então me propus a ler com mais cuidado.

Não consigo ainda entrar em detalhes sobre a mensagem e em como Paulo compara a adoração legalista com a fé vinda do coração dos seguidores de Cristo. Como uma afasta de Deus enquanto a outra aproxima e traz salvação.

Mas alguns trechos chamaram minha atenção durante a leitura.

Durante a semana passada eu entrei numa argumentação com algumas pessoas que se dizem ateístas. Minha conversa se baseava no respeito e no direito que cada um tem de expressar suas crenças e não-crenças sem ser atacado ou ridicularizado.

Num determinado momento um dos participantes da conversa argumentou que eu tinha que provar a existência de Deus. Eu disse que não. Que eu não tinha que provar nada. Que fé é algo que você tem ou não tem. Que não seria uma conversa por computador que mudaria isso.

E hoje me deparo com essa mensagem. Extremamente verdadeira. Há bem pouco tempo eu falei aqui sobre fé, sobre a medida da fé. Paulo me dá uma resposta precisa: “a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”.

Isso explica muita coisa. Explica por que eu venho me sentindo cada vez mais confortável e tranquilo para falar sobre Deus. Explica por que eu venho enfrentando com serenidade situações que antes me tirariam do sério. Explica por que vem sendo cada vez mais fácil “me conectar” com Deus e me afastar de situações e armadilhas que antes caía com facilidade.

Ainda tenho muito que crescer, mas felizmente ainda há muita palavra de Deus para ser lida e compreendida. Muito espaço para desenvolver a fé.

“Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam” (Romanos‬ 10.12)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Essa afirmação de Paulo é revolucionária para a época. Ela significa abrir para todos o acesso que até então era exclusivo de uma parcela da população.

Paulo recebe a missão de tornar realmente universal a mensagem de Deus, de comunicar e transmitir a TODOS as boas novas. Fazendo isso, ele cumpre com o propósito divino e oferece a possibilidade de salvação a todos que vierem a crer.

Jesus disse que não se acende uma lâmpada para que ela fique escondida. Assim foi com Paulo. Assim é com cada um de nós. Nós temos uma missão, um propósito aqui – educar nossos filhos, “fazer bons sapatos”*, ensinar – devemos cumpri-la de forma que nosso exemplo seja o maior testemunho da ação de Deus em nossa vida.

“Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” (Romanos‬ 10.10)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Paulo apresentou a salvação a todos, derrubando uma exclusividade e um direito que até aquele momento era restrito.

Mas qual a nova porta de entrada? Antes você nascia judeu, e agora?

Espiritualmente falando, você não nasce cristão, ou judeu, ou o que quer que seja, o caminho para a salvação passa pelo seu coração e mente. Deus não abre mão de que caminhar com ele parta da ESCOLHA de cada um de nós.

Não é o cumprimento automático de regras que garante a salvação. Não se trata de respostas automáticas ou ofertas baseadas em uma lista de regras. Isso nunca bastou.

Deus quer fé verdadeira, que venha do coração e confissão racional depois de uma autoanálise profunda. Ele quer cada um de nós integralmente – mesmo que “aos cacos” – não quer pela metade, não quer que nada fique para trás.

Sabe aquele amigo rico que tem tudo? No dia do aniversário dele é difícil demais escolher um presente, então você compra uma “besteirinha” só para não ir “de mão abanando”, e seu amigo faz uma festa tremenda com seu presente? Para mim Deus é assim. Ele tem tudo, só não tem o pecado. Por isso quando me aproximo dele eu entrego meu pecado, deixo tudo com ele: meus medos, dúvidas, as vezes que me desviei e que me perseguem, tudo isso, entrego a ele.

Ele sempre recebe de braços abertos. Sempre tem uma palavra de conforto. Sempre sabe o que fazer. Por isso fica cada dia maior minha fé nele.


Oremos

Pai amado, sou tão imperfeito, ansioso e agitado.

Ainda fico nervoso com situações que não consigo controlar.

Minhas palavras nem sempre são doces ou sábias. Muitas vezes são sarcásticas, não ajudam nem levam conforto.

Minhas ações várias vezes deixam a desejar, não servindo como exemplo de tua presença em minha vida.

Eu me aproximo de ti hoje, Pai, e te entrego tudo isso. Meus medos e frustrações. Inseguranças e ansiedades. Meus pecados. Coloco tudo aos teus pés.

Peço que renove meu espírito, que atue e me renove, que não me afaste de ti e me mantenha firme nos seus propósitos.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.

* Uma referência ao que Lutero disse quanto a viver o Reino na prática e evangelizar: se você é sapateiro, faça bons sapatos e, se precisar, use palavras.


Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Meu querido irmão Ian, a exposição sentimental desta reflexão trouxe á tôna da minha consciência a minha realidade tão frágil e dependente da Graça do Pai. As nossas vidas são cacos refeitos que o cimento da Fé como Amor de Cristo nos apresenta no altar da Trindade!
    Abraço fraterno.🙏

    ResponderExcluir
  2. Fantástica comparação ao levar um presentinho para não ir de mão abanando, e levar o pecado a Cristo. Certamente Cristo fica muito feliz por confessarmos nossos pecados a Ele. Glória a Deus, amém

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado falo muito comigo ,Deus abençoe grandemente vcs da ibnu

    ResponderExcluir
  4. Kleber gostei muito de sua fala!!!!. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém, é muito bom receber, logo pela manhã, uma msg como está.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.