137 Reorganizando os propósitos

 

Leitura Bíblica

“De novo olhei e vi toda a opressão que ocorre debaixo do sol: Vi as lágrimas dos oprimidos, mas não há quem os console; o poder está do lado dos seus opressores, e não há quem os console.” (Eclesiastes‬ 4.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem viajei e não consegui fazer a leitura. O dia foi muito corrido. Hoje fui ler um pouco do livro de Eclesiastes.

Já havia meditado sobre os três primeiros capítulos. Hoje me dediquei ao quarto capítulo, que isoladamente é um pouco triste, mas faz todo sentido no contexto do livro inteiro.

Depois de entender que existe um tempo para cada coisa e que Deus age de acordo com sua vontade, o “mestre”, autor do livro, segue investigando o mundo e se depara com mais injustiças.

Chamou a atenção dele os oprimidos que não eram consolados. Curioso é que se retornarmos ao capítulo 2, lá notamos que o autor não está preocupado com essa questão.

Lá ele comenta sobre SUAS posses, incluindo os escravos, e SEUS feitos, sem nenhum questionamento mais profundo de ordem moral. No capítulo 3 ele começa a mostrar uma pequena mudança. Ele basicamente diz: talvez as conclusões que eu cheguei até agora sejam porque eu esteja agindo descompassado com o tempo de Deus.

Essa caminhada continua, agora olhos que não enxergavam e coração que não sentia, já enxergam a opressão e os oprimidos. Ele nota que algo não faz sentido.

“Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento.” (Eclesiastes‬ 4.4‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele percebe que a motivação errada das pessoas é um dos problemas. O ser humano é extremamente competitivo. Todos nós somos. Está no nosso código genético. Essa competição fez e faz com que muito do que temos hoje tenha sido desenvolvido. O autor questiona exatamente esse motivo. O propósito.

Será que é uma indicação de mudança, um início de reorganização interior? O questionamento é mais e mais interior que exterior – por que faço isso ou aquilo, o que me motiva, qual meu papel num contexto maior?

“Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. Ele sequer perguntava: “Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir?” Isso também é absurdo; é um trabalho por demais ingrato!” (Eclesiastes‬ 4.8)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele se concentrou em trabalhar e ter posses, gado, escravos, vinhas, mas nada o satisfez pois sempre queria mais, ao ponto de achar ruim ter que deixar herança.

Mas, talvez o que mais me chamou a atenção no texto é que esse homem poderia ser eu. Eu que sai da casa dos meus pais e fui estudar, mas depois entrei numa corrida sem fim atrás de mais e mais, nunca me dando por satisfeito.

Não estou dizendo que não deveria ter ambição. Em absoluto, não é esse o ponto. Mas a motivação para a busca do crescimento pessoal, econômico e social faz toda a diferença e quando eu percebi isso – e graças a Deus percebi – consegui realinhar minhas metas e ambições.

Elas continuam altas e desafiadoras, mas a urgência e aquele estresse constante de quem está sempre com algo por fazer não existe mais. O trabalho acontece com mais naturalidade, e os objetivos são alcançados, como também era no passado, mas agora a caminhada é prazerosa e não um deserto repleto de perigos e competidores.

A caminhada do autor de Eclesiastes me toca muito por representar um pouco dessa minha caminhada, que se iniciou numa corrida sem sentido. Mas agora parece encontrar um propósito maior que justifique o esforço.

Que Deus continue atuando em minha vida, orientando meu aprendizado e me auxiliando a reorganizar meus objetivos em torno dos propósitos corretos.


Oremos

Pai querido, obrigado por todas as oportunidades de crescimento e aprendizado que têm sido apresentadas.

Obrigado por permitir que eu compartilhe um pouco desse conhecimento com tantas pessoas.

Cuida para que meus objetivos se mantenham alinhados aos seus propósitos e que a cada dia eu consiga me aproximar mais e mais de teus planos.

Perdoa as vezes que me desviei do caminho, volta tua face para mim e me mostra tua luz. Abençoa minha semana e cuida de todas minhas necessidades.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.