133 Busque a Deus por ele mesmo

 


Leitura Bíblica

“que diz acerca de Ciro: Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: ‘Seja reconstruída’, e do templo: ‘Sejam lançados os seus alicerces’.” (Isaías‬ 44.28‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


““Assim diz o SENHOR ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita eu seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas:” (Isaías‬ 45.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


“Eu irei adiante de você e aplainarei montes; derrubarei portas de bronze e romperei trancas de ferro. Darei a você os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome.” (Isaías‬ 45.2-3‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


“Por amor de meu servo Jacó, de meu escolhido Israel, eu o convoco pelo nome e concedo a você um título de honra, embora você não me reconheça.” (Isaías‬ 45.4‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Eu gosto muito desse trecho de Isaías. Ele mostra e demonstra uma característica muito legal: Deus é Deus.

Veja, ele escolheu Abraão, depois Jacó, Moisés, Davi e o povo de Israel. Pediu fidelidade e não obteve. Entregou o povo aos babilônicos. O segundo exílio. Ficaram espalhados, levantou profetas entre eles.

Daí, quando ele decidiu que era a hora, escolheu Ciro, um idólatra, um daqueles ímpios que nem conhecem o Deus de Israel, e fez dele imperador.

Ciro já adorava vários deuses. Deus usa isso para fazer com que o seu povo fosse reunido e o templo, reconstruído. É o momento da reconstrução de Jerusalém.

Deus não tem melindres, não fica de “lero-lero”. Aquele é ímpio, não posso ajudar, esse é pecador, dançou. Pelo contrário, o tempo todo, Deus atua nas situações e pessoas mais improváveis.

Mas, esse trecho é mais legal ainda. Porque Isaías continua profetizando, e Deus através dele avisa que a Babilônia vai acabar, vai ser destruída.

Basicamente através de Isaías Deus diz: Ciro foi Ciro por minha vontade. E por minha vontade deixará de ser. Pois eu sou Deus.

E Deus é Deus.

Eu fico pensando em todas as vezes em que vi alguém prosperar e imediatamente associei a alguém que é fiel e temente a Deus.

Eu me lembrei das pessoas que acreditam nisso e que chegam a comercializar a prosperidade – se você não está bem é porque não está agradando a Deus, se está bem é porque agrada a Deus – passando a vender, negociar com Deus, fazendo tudo que ele mais abomina. 

Lembrando de tudo isso, pensei na sabedoria de Deus. A prosperidade material não está relacionada ao fato de ser fiel ou não, agradar ou não.

Minha fé e fidelidade a Deus me dá outra prosperidade. Deus me dá paz e tranquilidade para caminhar num mundo desigual, que nem sempre parece justo.

Buscar a Deus para conseguir sucesso material invariavelmente leva ao fracasso.

A verdade é que Deus deseja que você o busque por ele mesmo. Nada mais. Todo o resto, se vier, será bônus.


Oremos

Pai amado, obrigado pela lição de hoje.

Obrigado por nos mostrar que tua ação se estende a tudo e a todos. E que não existe um grupo de escolhidos ou uma lista VIP de seguidores de Deus.

Obrigado por reforçar em nossa alma teu poder. Deixar claro novamente que tu és Deus.

Pai, concede-me proteção e misericórdia. Perdoa meus pecados e conduz os meus passos. Transforma meu espírito e ajuda-me na solução dos problemas. Que tua sabedoria esteja sempre comigo.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.