129 Nada faz sentido?

 


Leitura Bíblica

““Que grande inutilidade!”, diz o mestre. “Que grande inutilidade! Nada faz sentido!””

(Eclesiastes‬ 1.2‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem eu li o livro de Eclesiastes. Que livro bacana! O que mais posso dizer de um livro que começa assim?

Quantas vezes eu não acordei pensando: o que eu estou fazendo? Para que estou aqui? Nada que eu fizer fará qualquer diferença. Vou voltar a dormir que ganho mais! Esse livro me representa.

O livro de Eclesiastes é tão atual e complexo que nem os estudiosos da Bíblia chegaram a um consenso sobre seu significado e sua mensagem. Seu autor é desconhecido, alguns atribuem a Salomão, mas a maioria atribui ao “mestre” ou ”pregador”. Isso importa pouco quando lemos o livro.

Outra coisa interessante é o exemplo que o livro dá em relação àquele alerta sobre versículos isolados da Bíblia. Imaginemos a seguinte situação: uma pessoa acostumada a “brincar de roleta russa” com a Bíblia, que acorda triste e abre aleatoriamente a Bíblia ou tira um daqueles cartões com apenas um versículo, e sai exatamente esse... imaginem a reação? Esse é o perigo de se ler versículos isolados na Bíblia e, por isso, o recomendado é buscar sempre entender o contexto, o capítulo e o livro onde tudo está inserido.

Voltando ao livro, lendo os dois primeiros capítulos uma imagem se formou em minha mente e gostaria de apresentá-la. Talvez ela explique a decepção do mestre e suas palavras duras.

“O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?” (Eclesiastes‬ 1.3‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele questiona o que ganhamos trabalhando tanto. E prossegue dizendo que nada muda no mundo com nosso trabalho e que: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.” (Eclesiastes‬ 1.9‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Em resumo, é besteira esse esforço todo, é um esforço inútil que não cria nada de novo. Estamos fadados a repetir e repetir o que já foi feito.

Então ele começa a descrever o que considero a raiz do problema, e a construir a imagem que formei ao final desses dois capítulos.

“Eu, o mestre, fui rei de Israel em Jerusalém. Dediquei-me a investigar e a usar a sabedoria para explorar tudo o que é feito debaixo do céu. Que fardo pesado Deus pôs sobre os homens!” (Eclesiastes‬ 1.12-13)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Veja, ele apresenta o curriculum. Ele diz: acreditem em mim, pois eu sou “o cara”. Ele modestamente continua:

“Fiquei pensando: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento.”

(Eclesiastes‬ 1.16)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Sua modéstia continua. Veja como ele atribui a si mesmo as conquistas e as vitórias. E veja o que ele concluiu:

“Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.” (Eclesiastes‬ 1.18)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Esse desfecho era esperado. Afinal, ele se apossou do que não era dele e guardou para si. Não há prazer em ser sábio sem compartilhar a sabedoria, em ter conhecimento e não compartilhar o conhecimento.

Ele continua:

“Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.” (Eclesiastes‬ 2.4‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Construí também reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes.” (Eclesiastes‬ 2.6)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso, tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.” (Eclesiastes‬ 2.7‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras e, também de um harém, as delícias dos homens.” (Eclesiastes‬ 2.8)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.” (Eclesiastes‬ 2.9)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.” (Eclesiastes‬ 2.10)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes‬ 2.11)‬‬‬‬‬‬‬‬

Eu já disse que eu sempre leio a Bíblia considerando que o texto está ali por um motivo divino. Que o Deus bom permitiu que o texto estivesse ali para nos deixar algum ensinamento e que não há contradição.

Deus abomina a preguiça e engrandece o trabalho e o planejamento. Nesse caso, esse texto se tomado literalmente seria uma contradição.

Mas, conforme eu disse antes, durante a leitura eu fui construindo uma imagem de uma pessoa extremamente capaz, extremamente sábia, muito rica, com acesso a todos os benefícios e prazeres possíveis na terra, mas absolutamente vazia, sem significância, com seu objetivo colocado no lugar, na coisa errada.

Observe quantos MEUS e PARA MIM existem. O mestre atribui tudo a ele mesmo. Ele conquistou por méritos próprios a sabedoria e manteve com ele essa sabedoria. Ele teve escravos na casa deles para cuidar dos bosques dele construídos com o trabalho dele para ele.

Não há compartilhamento. Não há reconhecimento. Não há lugar para Deus. Enganos fatais. Por isso, nada faz sentido.

Quantas pessoas mesmo tendo tudo se sentem assim? Daí passam a buscar uma vida mais “espiritualizada”.

Na verdade, falta compreender que nós precisamos de Deus. Sem ele, nada, nunca, terá sentido. Pois, somos criados à sua imagem e semelhança. E, também, conquistamos sim, conforto e sabedoria com nosso trabalho e esforço, de acordo com a vontade de Deus, mas não é uma conquista definitiva. É importante entender que o “direito de uso” termina quando morremos, ou quando passamos por uma crise, quando Deus quiser que termine. Pois tudo está nas mãos dele.

Da mesma forma, falta compreender que como usuários de algo que não nos pertence, temos a obrigação de compartilhar em certa medida. Compartilhar nosso conhecimento, nosso conforto, auxiliando aqueles mais necessitados.

Talvez se o mestre tivesse ressignificado sua vida, tirando ele mesmo do centro e colocando Deus o início do livro tivesse sido: Tudo faz sentido!


Oremos

Pai, obrigado por mais um dia, mais uma leitura e mais uma oportunidade de me aproximar de ti.

Obrigado por me mostrar tão claramente o caminho, por me ajudar a organizar meus pensamentos e a coordenar as ideias.

Obrigado pelo ensinamento de hoje e dos últimos dias, e pela oportunidade de compartilhar com tantas pessoas.

Que tua face se volte para mim e o Senhor me abençoe.

Em nome de Jesus.

Amém.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amém...que palavra gloriosa ,Louvado seja Deus ...

    ResponderExcluir
  3. Amém Deus te abençoe e Deus abençoe a todos nós Amém e obrigado por compartilhar. Deus seja Louvado. Amém

    ResponderExcluir
  4. Amém, obrigado SENHOR quantos ensinamentos dentro da tua palavra.

    ResponderExcluir
  5. Amém, que possamos fazer uso sábio de nosso tempo aqui na terra para honra e glória de Deus

    ResponderExcluir
  6. Amém! Tudo é vaidade quando não se reconhecer o valor sublime do evangelho que é imensurável Bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Muito forte... quem tem ouvido ouça o que o Espírito Santo diz a igreja

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam

132 Deus, age em mim e não no problema.