128 Há um tempo certo para cada propósito

 


Leitura Bíblica

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” (Eclesiastes‬ 3.1-8‬ NVI‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O livro de Eclesiastes, se lido aos pedacinhos, pode ser deprimente. Pode dar a entender que as coisas que fazemos não tem sentido e são pura perda de tempo.

Hoje comecei a meditar sobre esse livro. Li todos os capítulos e estou pensando sobre eles. Algumas coisas chamaram minha atenção e certamente escreverei sobre elas.

A ansiedade é uma característica humana. Todos em maior ou menor grau têm ansiedade. Aquela vontade de antecipar um fato futuro, de saber logo o resultado.

Eu, em função do meu TDHA, sou um super ansioso. Quer me deixar maluco? Passe um recado daqueles: “mais tarde preciso falar contigo. “Caramba! Mais tarde? Você vai falar agora! Não dá para esperar. A ansiedade não deixa!”

Minha sorte, ou minha proteção, é que eu não me ligo em datas, por exemplo, então não fico ansioso por estreias de filmes que me interessem ou eventos importantes por não ter controle das datas.

A ansiedade vem exatamente daí. Essa necessidade de controlar, a incapacidade de aguardar o tempo necessário para um desfecho. Muitos negócios são construídos em torno dessa ansiedade crônica da humanidade.

Ontem vem um texto indicando que devemos pedir orientação a Deus que o pedido será atendido. Ontem minha ansiedade estava tão alta que já tinha me imobilizado. Depois de pedir ajuda, hoje resolvo estudar Eclesiastes. São as coincidências, ou melhor, as “cristocidências”.

E encontro esse trecho. Salomão diz que existe um tempo para tudo. Que por mais ansioso que eu esteja, esse tempo terá que ser respeitado.

Ele vai mais além nesse mesmo capítulo. Ele diz que é normal o homem aspirar a coisas grandiosas, mas que nós não temos capacidade de compreender o que Deus fez, então não há motivo para desespero, tristeza ou ansiedade.

“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes‬ 3.11)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Mas, a lição que ele tinha para mim não terminou. Ainda nesse capítulo, ele me mostra que não há motivo para desmotivação no trabalho.

Salomão, com palavras gentis me diz o que meu amigo me disse uma vez: “está desmotivado? Arruma uns dois terrenos e vai capinar ... rapidinho você se motiva a trabalhar no computador de novo”

E essa é a grande verdade. Deus nos agraciou com dons, que foram lapidados e trabalhados ao longo de nossa vida, e que agora são colocados a serviço através de nosso trabalho. Não há nada melhor do que colher os frutos desse trabalho. Eles são um presente de Deus.

“Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus.” (Eclesiastes‬ 3.12-13)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Um capítulo de um livro com tanto ensinamento. Um capítulo, e minha visão é alterada. De fato, Deus faz tudo a seu tempo. Felizmente nós não compreendemos o tempo de Deus e somos surpreendidos, então devemos aguardar os tempos certos fazendo o bem e trabalhando, na confiança de que os frutos desse trabalho virão no tempo e na quantidade adequada.


Oremos

Pai, obrigado pela orientação recebida.

Que eu tenha sabedoria para aplicar o conhecimento em minha vida.

Que a prática torne meu caminhar mais seguro.

Ajuda-me a organizar minhas ideias e a tornar mais produtivo meu dia.

Cuida da minha família.

Protege minha casa.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.