98 Se não tiver amor, de nada vale.

 


Leitura Bíblica

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.” (1 Coríntios‬ 13.1‬ NVI)‬‬‬‬


Hoje me veio a vontade de falar de amor. Amor verdadeiro. Não o que, às vezes, nós achamos que sentimos.

Todas as vezes que eu penso em amor eu penso em 1 Coríntios 13 (podia ser 1 Flamengos 10, muito mais apropriado... rsrs). Essa passagem começa “sem papas na língua”. Paulo deixa claro que ainda que ele fale todas as línguas dos homens, que até com os anjos ele converse, se a mensagem dele não tiver AMOR de nada valerá, não será mensagem, mas sim barulho.

Isso faz sentido? Quanto barulho ouvimos hoje? Quanto ruído fantasiado de mensagem? Nós ouvimos, lemos, vemos, mas não sentimos. Falta algo. Falta amor.

Mas Paulo não para por aí:

“Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.” (1 Coríntios‬ 13.2)‬‬‬

Inteligência sem amor é arrogância. Fé sem amor é soberba. Nós, sem amor, não somos nada. Foi o amor de Deus que nos criou. Ele podia parar antes de nos criar (e ter evitado um bocado de problemas).

“Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.” (1 Coríntios‬ 13.3)‬‬‬

Deus nos salvou por amor. Não foi o simples ato de se entregar para morrer na cruz que nos salvou. Foi seu amor. O amor infinito que ele tem por nós que se transformou em entrega na cruz, em salvação e remissão de nossos pecados. 

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios‬ 13.4-7)‬‬‬

Pois é. Seu namorado(a) ou marido (ou esposa) pisou na bola. Isso acontece com mais frequência do que desejamos ou gostamos. É complicado. Várias vezes falamos daquela toalha molhada na cama, ou da tampa do vaso sanitário. Já pedimos várias vezes para cortar a caixinha do leite direito, mas não tem jeito... quando o amor é verdadeiro, tudo tem jeito. Dói, machuca, fica cicatriz, mas não fica rancor.

O amor suporta. O amor perdoa. O amor não cede, concede. O amor multiplica. O amor não tem ciúmes, não transforma gente em coisa. O amor respeita.

Amar não é fácil. Muitas vezes confundimos admiração com amor, noutras, criamos uma dependência tão grande que o amor vira idolatria. Isso é perigoso e acaba fazendo mais mal do que bem.

“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (1 Coríntios‬ 13.8-13‬)‬‬‬

O amor é eterno, nunca perece. Deus já escolheu a justiça como sua representação num tempo em que imperava a injustiça. Jesus trouxe uma nova perspectiva do mesmo Deus. Ele é justo. Ele é amor.

Ame. Ame verdadeiramente. Ame a Deus. Ame a si mesmo. Ame o seu próximo assim como você ama a si mesmo.

O amor é o caminho para que as pessoas conheçam a Deus. Seja canal dessa bênção.


Oremos

Pai amado, obrigado por mais esse dia, obrigado por nosso trabalho e nossa família. Obrigado pelos nossos amigos e irmãos.

Pai te dou graças por mais esse ensinamento. Rogo por tua bênção em nossa vida e tua misericórdia para que possamos seguir por teus caminhos e ensinamentos.

Obrigado, Pai, por essa lição sobre o amor. Que sejamos capazes de amar verdadeiramente uns aos outros.

Perdoa nossas faltas, Pai. Transforma nosso coração e guia nossa mente.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. É preciso amar como se não houvesse amanhã RSS,faça o amor agora,filhinhos não amenos só de palavra !!!

    ResponderExcluir
  2. Amém Amém Amém!! Não tenho palavras !!!! Obrigado Senhor Deus obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Começando hoje nesse devocional e a mensagem não poderia ser melhor! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Amém! A virtude do amor não está no ser amado mas no ato de amar, então exercite o ato de amar se despreenda de tudo que lhe impossibilita de amar. "A medida do amor é amar sem medida" Santo Agostinho. Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  5. Amém!!! Louvado seja nosso bom Deus que não desiste de nós e nos ensina o amor a cada dia, porque Ele nos amou primeiro. Obrigada, Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  6. Um devocional com uma mensagem tremenda, o Amor de Deus tem destas coisas quando transborda. Obrigada e Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.