126 Trabalhados e perdoados por Deus



Leitura Bíblica

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!” (Salmos‬ 32.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Eu já escrevi sobre esse salmo. Davi estava particularmente inspirado quando o fez. Ele inicia de maneira afirmativa, na certeza de quem já experimentou a felicidade de ter seus pecados perdoados.

Esse salmo, hoje, seria um grande testemunho. Davi subiria ao púlpito, pediria o microfone e daria seu testemunho:

“- Irmãos, eu vivia em tristeza, meu coração pesava e hoje sou feliz, feliz pois Deus me perdoou!”  

Então, seguiriam gritos de “Aleluia” e “Amém” e Davi continuaria contando sua experiência com Deus: “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca.” (Salmos‬ 32.3,4‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Quando temos algo que está em desacordo com nossa consciência é difícil se concentrar em qualquer outra coisa. Tudo que falamos soa estranho, como se todos soubessem que nossas ações não estão alinhadas com nossas palavras. Viver dessa forma se torna um fardo, um peso difícil de carregar.

Eu já passei por isso e sei exatamente como é. Fica difícil até de respirar. Você se sente pequeno, se afasta de Deus com vergonha dele, vive com medo.

Mas, o testemunho de Davi prossegue:

“Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões, ao SENHOR”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmos‬ 32.5)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui está a chave. Deus sabe de tudo. Ele viu você cometendo o pecado. Ele permitiu isso. Ele sabe que você sofre por isso. Você pensa que esse sofrimento é causado pelas mãos dele, tem medo dele, e foge de seu julgamento. Mas, Deus é amor, misericórdia, ele é justo e quer o nosso bem. Ele quer saber se VOCÊ se reconhece como pecador. Quer saber se VOCÊ está disposto a mudar. Por isso ele espera que você reconheça seu pecado e peça o perdão. Não da boca para fora, mas do coração para dentro. Aí sim, virá o perdão de Deus. Um perdão transformador. Maravilhoso. Que ressignificará a sua vida. Ele fez isso com Davi. Ele fez isso comigo.

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmos‬ 32.8)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Não satisfeito em perdoar você, ao se aproximar novamente de Deus e se permitir ser levado, ele vai encaminhar e orientar você pelos caminhos a seguir. Será seu guia e protetor. Esse é o testemunho de Davi, que segue.

“Não sejam como o cavalo ou o burro, que, por não terem entendimento, precisam ser controlados com freios e rédeas; caso contrário não obedecem.” (Salmos‬ 32.9)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele reforça que Deus nos fez livres e deseja nos ver livres. Não quer uma horda de autômatos sem cérebro repetindo suas palavras, mas seres inteligentes que, por vontade própria, decidiram seguir o caminho de Deus. Isso é ser bom. Isso é amar. Todo o resto, seria tirania.

Eu fico imaginando minha reação frente a um testemunho desses, ao vivo. Hoje, 3000 anos depois, eu já me emociono, imagine se fosse ao vivo!


Oremos

Pai,

Obrigado por preservar tantos exemplos de fé e perdão.

Obrigado por nos mostrar que tu não buscas pessoas perfeitas, mas trabalhas a cada um para que sejam cada vez mais parecidos contigo.

Obrigado por estar sempre pronto a nos ouvir e nos perdoar.

Obrigado por estender tua mão e misericordiosamente curar nossas feridas, muitas delas acusadas por nós mesmos.

Obrigado por cuidar de nós e nos proteger de nossos desejos infundados.

Obrigado por prover nosso sustento e saúde.

Te agradeço, Pai, por tudo isso, em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.