125 Não se preocupem com sua própria vida?

 


Leitura Bíblica

““Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus‬ 6.25-34‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Caramba! Anteontem e ontem conversei um monte sobre isso com minha esposa. Mas um monte!

Estamos só nos dois em casa, então temos tido tempo para conversar bastante. Um dos assuntos é nossa situação financeira e como vamos pilotando até que tudo se ajeite. As provas e testes se sucedem, e nós vamos seguindo sem esmorecer.

Em uma das conversas fiz uma análise de meu histórico com dinheiro. Minha relação com dinheiro nunca foi “normal”. Sempre achei dinheiro um negócio chato, sem sentido, razão de grande parte dos problemas do mundo. Controlar o meu dinheiro, lidar com ele, sempre foi algo super chato para mim.

Curiosamente eu sempre gostei de estudar o mercado financeiro e entender sobre as melhores opções de investimento. Sempre aconselhei meus amigos quando o assunto era investimento em ações ou títulos do governo, mas eu mesmo não tinha a mesma disciplina com o meu dinheiro.

De certa forma essa minha falta de respeito com meu dinheiro vinha de uma percepção errada que eu tinha. Eu sempre acreditei que eu conseguiria quanto dinheiro eu precisasse quando eu precisasse. De um modo geral, por grande parte da minha vida, foi assim que aconteceu, mesmo que à custa de dívidas altas com bancos que demorava vários anos para pagar, minha crença se mantinha.

Não tinha nenhum cuidado nem respeito com o dinheiro, muito menos era previdente.

Muitos leem esse texto e o utilizam como desculpa para viver uma vida como a que eu vivia, desprovida de cuidado com o futuro. Não é disso que se trata. Não é isso que Jesus fala, pois vai contra tudo o que Deus valoriza.

Jesus diz para não nos PREOCUPARMOS, não vivermos de forma ansiosa, preocupados com situações que não estão sob nosso controle. Ele nos lembra de que Deus está no comando e que devemos sempre confiar somente nele. Mas isso não significa que não devemos ser PREVIDENTES. Existem vários provérbios que indicam esse caminho. José foi previdente no Egito.

Há cerca de quatro ou cinco anos eu percebi o meu erro, a forma equivocada como eu conduzia minha vida financeira. Não é fácil admitir um erro. Pior é admitir que você errou por quarenta anos. Mais difícil ainda é de se livrar de velhas manias. Por exemplo, de não olhar seu saldo semanalmente, pelo menos, ou de não controlar sua conta bancária. Mas, devagar e com a ajuda de Deus, também esse aspecto tem sido trabalhado em minha vida.

Não é simples confiar em Deus. Não é fácil entender a diferença entre confiar em Deus e se entregar à preguiça ou usar a religião como muleta.

Não é trivial mudar velhos hábitos, ser transformado em sua mente, de forma a mudar sua perspectiva, centrar seus objetivos e seus padrões em Deus.

Exige esforço. Exige trabalho. Mais do que tudo, exige confiança e fé.


Oremos

Pai, ajuda-me a me manter firme e próximo a ti.

Cura meu corpo, transforma minha alma, fortalece minha fé.

Cuida, Pai, para que eu consiga a cada dia me aproximar mais do seu caminho.

Que eu consiga ser luz por onde passar, levando compreensão, amor, sabedoria e conhecimento a quem tu colocares em meu caminho.

Orienta e me dá discernimento para falar de ti.

Obrigado por cuidar de mim.

Te amo e agradeço.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.