124 Palavra viva de Deus


Leitura Bíblica

“Não a nós, SENHOR, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!” (Salmos‬ 115.1‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem eu dirigi por 17 horas. Foi uma viagem longa, mas foi boa para pensar.

Alguns temas vêm tomando minha atenção ultimamente, fruto desse estudo, dessa leitura diária da Bíblia.

Este salmo é um dos mais bonitos de todo o livro de Salmos, na minha opinião. Ele começa super bem, deixando claro que nada, absolutamente nada, nos pertence e que, portanto, não merecemos nenhuma glória.

Não satisfeito em dizer quem manda, o salmista responde a uma pergunta importante:

“Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?” O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” (Salmos‬ 115.2,3‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele não só diz onde está Deus, mas deixa claro que Deus é Deus. Que Deus não é Deus da colheita ou da fertilidade ou do amor. Ele é DEUS. Pode fazer tudo o que quiser.

Mas o que mais me interessou ontem e me deixou pensando foi esse trecho:

“Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.” (Salmos‬ 115.4‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Nós, humanos, temos uma necessidade tremenda de criar ritos, de estabelecer rotinas. Nós nos apegamos às coisas mais absurdas, pelos motivos mais estranhos. Cremos que a posição dos planetas no dia e hora em que nascemos pode determinar nossa personalidade, nos consideramos tão fracos que somos capazes de idolatrar outros humanos, numa vã esperança de encontrar alguma resposta para as nossas dúvidas.

Deus sabe disso. Durante toda a história se opõe fortemente à idolatria. Ele ordena inclusive o juízo completo de tribos inteiras para preservar seu povo da exposição aos costumes e ídolos pagãos.

Fiquei pensando no principal ídolo de hoje. Muitos pensam que é o dinheiro, mas muitas vezes, eu acho que é o uso da “Bíblia”. Para mim, a nossa fraqueza é tão grande que consegue transformar até a Bíblia em um ídolo. Espere que vou explicar o que pensei.

Quantos não se vangloriam de carregar sua Bíblia na bolsa e tê-la sempre à mão – ela me protege do mal, ela é poderosa, a Palavra de Deus tem poder.

Quantos de nós não têm orgulho de saber trechos completos da Bíblia, e repeti-los tal qual papagaios treinados? 

Mas, será que é a Palavra de Deus que seguimos realmente? Muitas vezes, usamos a Bíblia como mero amuleto. Não lemos nem buscamos o Deus que se revela nas Escrituras de fato. Nesse caso, não difere em nada de um ídolo, de um pé de coelho, ou um trevo de quatro folhas.

A Palavra de Deus, a Bíblia, é muito mais que isso. Ela é viva. O Espírito Santo nos auxilia no seu entendimento. Ela nos chama ao estudo, à interpretação, ao estudo do contexto, à reflexão e à oração.

A Bíblia precisa ser lida e compreendida, precisa ser utilizada como fonte de conhecimento e crescimento e não como amuleto ou mandala.

Idolatramos o livro, ao repetir versículos aceitando as palavras sem pensar, deixando de lado nossa capacidade de raciocinar, agindo como um robô, abrindo mão daquilo que Deus mais aprecia que é nossa livre e resoluta intenção de compreendê-lo, segui-lo e adorá-lo.

Ler a Bíblia é reconhecer a Palavra de Deus, buscar entender seu plano, se relacionar com o próprio Deus. Tomar a decisão de se concentrar em Deus e de buscá-lo. 

Desde o início do ano venho passando por uma transformação. Isso se deve exatamente ao fato de passar a ler a Bíblia diariamente. Não apenas repetir capítulos, mas meditar sobre cada palavra lida, buscar compreender cada verso, cada capítulo, cada livro tendo como parâmetro um Deus único, onipotente, onipresente, sábio, justo, todo amor e misericordioso.

A partir dessa premissa, cada linha da Bíblia que eu leio é pensada e pesada, cada capítulo questionado: por que um Deus assim faria isso ou permitiria isso? Eu fico o tempo que for necessário pensando, esperando uma resposta, uma inspiração, que Deus me indique o caminho.

Algumas vezes uma resposta parece vir, outras não e eu guardo a pergunta para fazer pessoalmente quando me encontrar com ele na glória eterna. 😊

Assim é Deus. Jó que o diga.


Oremos

Pai,

Que tua Palavra viva seja nosso guia.

Que tua sabedoria e teu Espírito nos oriente em nossa leitura.

Que dentro de nossas limitações consigamos compreender teus ensinamentos e colocá-los em prática.

Cuida de nossa saúde. Abençoa nosso dia. Olha por nossa família.

Pai, estamos passando por muito aperto. Ajuda-nos a tomar as decisões corretas na alocação dos recursos.

Isso te pedimos e agradecemos.

Em nome de Jesus.

Amém.

 Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.