120 Eu? Mimado?
Leitura Bíblica
“Salva-me, ó Deus, pois as águas subiram até o meu pescoço.” (Salmos 69.1 NVI)
Hoje eu me deparei com mais um salmo ligado a Davi. Aqui o salmista está sofrendo, por alguma falta grave e sofre as consequências diante de Deus. Ao que tudo indica as pessoas ao redor percebem isso e passam a zombar dele e a menosprezá-lo de forma que ele pede socorro a Deus.
Eu passei um bom tempo relendo esse salmo. Algumas coisas chamaram minha atenção. O salmista não se furta em admitir que cometeu algo de errado:
“Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus; a minha culpa não te é encoberta.” (Salmos 69.5)
Ele sabe que “pisou na bola”. Mais ainda, sabe que é exemplo para os demais:
“Não se decepcionem por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, SENHOR dos Exércitos! Não se frustrem por minha causa os que te buscam, ó Deus de Israel!”
(Salmos 69.6)
Mas ele parece não aceitar bem o fato de outras pessoas o perseguirem. A minha impressão foi que nesse salmo é como se o salmista chegasse para Deus e dissesse:
“Deus, fiz besteira. Quer me punir pode me punir, mas não na frente dos companheiros. Eles não podem rir de mim. Eu luto pela causa e blá blá blá...”
Em outros salmos em que os salmistas clamam a Deus, o tom, as frases são mais diretas e seguras, com a certeza de que Deus fará. Aqui, é quase um choro, um lamento.
Fico lembrando das vezes em que já tive que fazer isso, chegar para Deus em oração e dizer: “Pai, que enrascada! Ajuda-me a sair dessa. Nem sei como eu vim parar aqui, quando dei por mim já era. Ajuda-me.”.
Foram inúmeras vezes. Quantas vezes também reclamei, achando que o problema eram os zombadores, mas na verdade o problema era eu? E esse é um ponto interessante, pois na grande maioria das vezes o problema está em mim, na minha fraqueza ou falta de entendimento.
Foi interessante ver que mesmo o salmista que tinha uma conexão tão forte com Deus às vezes cometia esses deslizes, se comportando como um mimado.
Mais importante ainda saber que Deus não precisa de pessoas excepcionais, de “santos” ou de vasos perfeitos para se manifestar. Quando ele decide agir, ele age independentemente do veículo. Graças a Deus por isso.
Oremos
Pai querido, te louvo por minha vida e de minha família.
Olha por nossa família, nossos negócios, finanças e saúde.
Cuida para que nós não nos comportemos como filhos mimados e saibamos reconhecer tua ação em nossa vida.
Dá-nos sabedoria e discernimento.
Em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian
Amém!
ResponderExcluirÉ uma verdade pra mim, porque as vezes me comporto deste jeito, Deus seja louvado.
ExcluirDá-nos sabedoria e discernimento, amém
ResponderExcluir🙌🙌
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir🙏
ResponderExcluirSeus devocionais são tão verdadeiros...Muito me abençoam, meu irmão. Que o Senhor Jesus continue a nos ensinar, um passo de cada vez. Shalom!
ResponderExcluirAmém, ajudar nós SENHOR na nossas fraquezas.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAMÉM
ResponderExcluir🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir