116 O que parece ruim pode ser bom?

 


Leitura Bíblica

“Aleluia! Louvem o SENHOR desde os céus, louvem-no nas alturas!” (Salmos‬ 148.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Os últimos salmos que tenho lido são de louvor. Eu passei o dia ontem pensando nisso. Será que Deus tem me achado um resmungão? Daqueles que só pedem e reclamam de barriga cheia?

Será que eu tenho tantos motivos assim para louvar? Que insistência toda será essa? Por que nos momentos de dificuldade ou quando alguma coisa, por menor que seja, não sai do jeito que eu quero, é tão difícil dar graças e louvar reconhecendo a ação de Deus na minha vida?

“Meu filho, não despreze a disciplina do SENHOR nem se magoe com a sua repreensão, pois o SENHOR disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.” (Provérbios‬ 3.11-12‬ NVI‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Provérbios já diz que devo louvar mesmo quando tudo parece dar errado. Nesse caso, ou Deus está me ensinando algo ou ele está me poupando e me preparando para algo melhor no futuro.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso.” (Isaías‬ 9.6-7‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Isaías também me lembra e me mostra o motivo. Deus me enviou um Salvador. Se na época do salmista, sem o Messias, já havia motivo para louvor, agora, muito mais!

“E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.” (Romanos‬ 1.6‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Paulo confirma tudo. Devo sim louvar a Deus sempre. Inclusive, ele já me mostrou isso. Tenho um exemplo na minha vida.

Tive minha situação de aluno no ITA* trancada. O ITA é uma faculdade que funciona igual a uma escola: você não escolhe os créditos; é seriado, semestre a semestre. Você pode repetir um semestre – o trancamento. Mas, se houver um segundo trancamento, você é desligado do curso e tem que sair da faculdade.

Para completar, você não recebe notas, mas sim uma avaliação dada pelo professor. Na minha época, a maioria seguia a nota da prova, mas pelo regulamento, o professor tinha liberdade de dar o conceito que quisesse.

Eu fui trancado por uma das maiores injustiças, a meu ver, na época. Eu me lembro da minha revolta e raiva. “Perdi” um ano. Nem me lembrei de louvar, agradecer ou reconhecer Deus. Só ficou a tristeza.

Eu me formei na turma seguinte. Nessa turma havia dois irmãos, filhos do Brigadeiro-chefe do setor que distribuía o pessoal da Força Aérea Brasileira. Então, cada militar da minha turma pode escolher para onde queria ir. Eu escolhi o DAC (Departamento de Aviação Civil)**. Com isso, aprendi sobre aviação civil, viajei o mundo, fiz cursos, e me preparei para fazer o que faço hoje.

Se não tivesse trancado, não teria ido para o DAC. Onde eu estaria agora?

Como fui tolo em não louvar e agradecer ali. Em não reconhecer a ação de Deus! Quanto sofrimento e amargor teriam sido poupados!

A tristeza é diferente quando não vem acompanhada do rancor e desse sofrimento ruim que o sentimento de que algo bom está sendo tirado de você.

É interessante como quando a tristeza é acompanhada da esperança e da confiança em Deus, da certeza de que algo melhor está por vir, não dói tanto, passa mais rápido, não deixa feridas nem marcas.

É um exercício. Tenho me esforçado diariamente. Nas pequenas coisas e nas grandes. Sempre que algo que planejo não sai de acordo com o esperado. Louvo, agradeço.

Ele sabe o que é melhor para mim.


Oremos:

Pai, viver não é uma ciência exata, não é nada preciso.

É difícil, traz alegrias e tristezas, frustrações e realizações.

Pai, tu acompanhas cada momento da minha vida. Sabes bem onde tenho acertado e como tenho me esmerado.

Sabes também que em alguns momentos eu vacilo, não consigo agir ou fazer o certo. Ajuda-me, Pai. Nesses momentos seja minha força e minha fortaleza.

Pai, há tantas coisas para agradecer, mas insisto em pedir. Olha por nós. Cuida de nós. Dá sabedoria e discernimento nos momentos mais difíceis. Cuida de nossas finanças. Cuida de nossa saúde.

Pai, perdoa nossos desvios, muda nossa alma. Transforma nosso coração em um coração mais próximo de ti.

Isso tudo te pedimos em nome de Jesus.

Amém.

* ITA: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

** atual ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil


Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. GLORIA DEUS TB PASSEI POR UMA DESSAS MAIS APRENDIR 🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém! Animadora a reflexão de hoje! Deus te abençoe Shailon!

    ResponderExcluir
  3. Amém, louvar a Deus em todos os momentos de nossa vida

    ResponderExcluir
  4. Que benção! Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe irmão.. Amém.. Ele sempre soube o que o irmão passava no ITA e mais.. O que estaria por vir.. Ele só estava te treinando..

    ResponderExcluir
  6. O Senhor sempre tem o melhor para nós, mesmo sendo quem somos. Glória à Deus pelo seu amor.

    ResponderExcluir
  7. coloca seu nome completo, vc esta esquecendo do Abdala

    ResponderExcluir
  8. Amém! Ele sempre tem o melhor pata nós!

    ResponderExcluir
  9. Todas as coisas procedem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma experiência de vida que serve de exemplo para todos nós colocamos em prática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.