112 O amor e o perdão libertador



Leitura Bíblica

“minhas vistas já estão fracas de tristeza. A ti, SENHOR, clamo cada dia; a ti ergo as minhas mãos.” (‭‭Salmos‬ ‭88.9‬ ‭NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Por que, SENHOR, me rejeitas e escondes de mim o teu rosto?” (‭‭Salmos‬ ‭88.14‬ ‭NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


É a terceira vez que medito neste salmo no período de seis meses. E em cada uma das vezes, um aspecto diferente do texto me tocou mais.

O clamor do salmista é tocante e fala muito fortemente ao meu coração. O seu desespero e medo, a sua angústia ao pedir a ajuda de Deus fala diretamente comigo. Como eu queria ser ele.

Quantas vezes me sinto assim: triste e desamparado. O sentimento é exatamente o mesmo: é como Deus se escondesse, deixando-me sozinho na escuridão.

Nessas horas, minha mente e fé brigam com meus sentimentos. A mente traz tudo que já li na Palavra de Deus. A fé reforça esse conhecimento, mas o coração não se acalma. 

Ontem resolvi investigar mais. E durante a minha leitura, fui direcionado para essa passagem que talvez indique um caminho:

“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.” (‭‭1João‬ ‭3.21-23)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

A sabedoria de Deus é impressionante. É maior do que podemos compreender. É magnífica. Não é Deus que vira sua face contra mim, mas muitas vezes, sou eu mesmo que, cheio de culpa, me condeno e me escondo de Deus. Isso enfraquece a minha fé. 

Se eu entender que Deus ama e perdoa, não haverá briga entre minha razão, fé e emoção. Assim, não me sentirei separado e longe de Deus.

Mas por que meu coração me condena? Porque eu me coloco um fardo maior do que o necessário. Na minha fragilidade humana, eu acabo transformando os mandamentos de Deus em uma série de regras legalistas e quando percebo, estou preso nesse emaranhado. Deus deixa de ser perdoador e libertador e passa a ser “carcereiro”. Com isso o coração se transforma em uma prisão, um centro de culpa. Deixo de me aceitar e passo a buscar obsessivamente um ideal perfeito. 

Sou humano e tenho limitações.

Há um propósito para minha estada aqui e esse deve ser o foco. Ao crer em Deus com todo meu ser, de todo meu coração e com todas minhas forças e ao amar ao próximo como a mim mesmo, eu cumpro os mandamentos de Deus. E não tenho motivos para carregar culpa, uma vez que fui redimido por Cristo, que me salvou. Saber e viver essa realidade me liberta e afasta os medos. Dá a confiança que preciso para seguir em frente cumprindo o plano de Deus em minha vida.


Oremos

Pai querido,

ontem eu estava entristecido e te pedi ajuda e orientação. 

Hoje te agradeço, pois, creio que a recebi.

Pai, agradeço pelos dias em São Paulo e pelas reuniões que tive. Que as ideias e projetos ali discutidos frutifiquem de acordo com tua vontade.

Estou indo para Belo Horizonte agora para outra reunião, que ela também seja produtiva, pois esse projeto é chave. Se for de tua vontade a continuidade do negócio, dá-me sabedoria durante a reunião para esclarecer todas as dúvidas e solucionar os problemas.

Obrigado, Pai, pelo tempo com o pessoal da igreja nessa semana, foi bom rever os amigos. Orienta e dá sabedoria para a equipe da IBNU.

Cuida de nós, Pai. Perdoa nossos pecados. Alivia nossa carga. Que confiemos no teu amor e perdão para não carregarmos a culpa e peso que não nos cabem.

Abençoa a todos nós.

Em nome de Jesus.

Amém. 


Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. DEUS REIS CUIDA DE TODOS..MIN DA SABEDORIA PRA MIN RESOLVER ESSE PROBREMA HOJE OBRIGADO MEU DEUS REIS TE AMO 🙏

    ResponderExcluir
  2. Eu também me senti assim, e Deus se fez presente de maneira espetacular. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Escrevi esse texto há dois anos. Depois da viagem a BH perdi o cliente e fechei a empresa de fretamentos. Nem o cliente nem a empresa pareciam estavar nos planos de Deus pra mim. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, louvado seja Deus que trabalha em nossas mentes e corações, nos fazendo perceber que o que parece terrível ao nosso insensato coração, é a boa, perfeita e agradável vontade d'Ele para nossas vidas.
      Deus abençoe e guarde!!!

      Excluir
  4. Estou me sentindo perdida e ansiosa com um pouco de angústia. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.