108 Lenha na fogueira



Leitura Bíblica

“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda. O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias.”

(Provérbios‬ 26.20-21‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Caramba! Ontem estava lendo os Provérbios quando passei por essa sequência.

Eu sou daqueles que adora uma discussãozinha. Uma conversa, levar o outro até o extremo, provocar até não dar mais. Como eu tenho falado ultimamente tenho um exército de ímpios na minha cabeça prontos para pirraçar qualquer cristão.

Encher a paciência, então, é especialidade da casa. Participo de algumas listas no WhatsApp e em uma em particular, eu me divirto sendo o “do contra”. Sou daqueles que não deixa as discussões morrerem. Brincadeiras que podem ser mal interpretadas em ambientes em que as pessoas não conhecem você.

Estes provérbios não tratam exatamente disso. Eles tratam de calúnia, que envolve a mentira e a ação premeditada para prejudicar alguém. É algo muito mais sério e perigoso.

É espalhar falsas informações sobre algo ou alguém sem medir as consequências. Não conseguir se conter e fazer um comentário diz muito sobre nós mesmos.

Uma vez, eu estava na faculdade e conversando com um amigo meu comecei a falar: “fulano me contou um negócio, ele pediu para não falar para ninguém, mas eu TENHO QUE TE CONTAR”. Então, esse amigo me interrompeu e, de boa, falou: “não me conte não. Se você me contar uma coisa que um amigo nosso pediu segredo, como vou confiar um segredo a você da próxima vez?”

Uma lição simples, não é? Muitos já nascem sabendo. Outros, aprendem como eu aprendi. A grande maioria não tem essa sorte e passam a vida sem entender por que as pessoas não confiam nelas.

Outra situação comum é “arbitrarmos” uma disputa entre dois amigos. Nesses momentos temos que ter cuidado redobrado para não ser a brisa que vai atiçar a brasa.

Que esta semana seja abençoada e que todos tenhamos a oportunidade de descansar e recuperar as energias. Que Deus nos abençoe e nos proteja.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.