107 Onde devo fixar o meu olhar?



Leitura Bíblica

“A ti, SENHOR, elevo a minha alma.

Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois, tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Os meus olhos estão sempre voltados para o SENHOR, pois só ele tira os meus pés da armadilha.” (Salmos‬ 25.1, 4-5, 11, 15‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje li vários salmos. Precisava me aquietar um pouco, e os salmos ajudam. Uma coisa que faço quando tenho tempo é buscar nos livros de Samuel as passagens a que os Salmos se referem quando há referência no cabeçalho. Assim tento “entrar na cabeça” do salmista no momento em que ele compôs a canção.

Esse exercício acaba por acalmar e ajuda a “organizar as ideias” para o restante do dia. Sei que é um privilégio poder fazer isso e muitos pensam: “onde ele arruma tempo?”. A verdade é que todos nós temos a mesma quantidade de tempo em um dia, cada um escolhe o que faz com ele.

Por exemplo, ontem meu filho de 10 anos quis dar 20 voltas correndo em volta de casa, eu prefiro ler os Salmos. 😊 (correr não é o meu forte...)

Enfim, encontrar esse tempo no seu dia pode ajudar a organizar seus pensamentos e a tomar melhores decisões, mais ponderadas e centradas. É isso que tem acontecido comigo.

Dentre os salmos que li, o Salmo 25 chamou minha atenção. Ele começa bem: “A ti SENHOR elevo minha alma...”

Não há como isso acontecer se não for tomado por uma profunda paz. Fico imaginando o salmista quando compôs esse salmo. Só de falar essa frase – “A ti SENHOR elevo minha alma” – muda a ritmo dos meus batimentos cardíacos. Uma paz toma conta de mim. Eu estou em oração. Agora estou orando e em paz. Tranquilo. Minha alma está em Deus.

Ele segue de forma magnífica. Clama a Deus por orientação reconhecendo que somente Deus é o Salvador e reforça que sua esperança está em Deus todo o tempo.

Todo o tempo é muito tempo. Não perder a esperança em Deus nem um segundo é coisa do salmista. Eu já perdi várias vezes. Parece que Deus testa nossa capacidade de confiar. E nós falhamos seguida e miseravelmente. Manter a esperança em Deus o TODO O TEMPO é a grande prova.

O salmista sabe que é humano. Ele reconhece sua falha e sabe que TODO O TEMPO é muito tempo. Ele pede perdão. Se o salmo é davídico, deve ser um rei. Imagine o rei se humilhar para pedir perdão.

Fico imaginando Nabucodonosor, imperador da Babilônia pedindo perdão para Marduque, o seu deus. Era uma negociação: ‘eu te dou isso, isso e isso e em troca, você, deus Marduque, faz isso ou aquilo’. 

Mas o rei de Israel canta para todo mundo ouvir: ‘Perdoa meus pecados que são muitos! Perdoa todos eles. Perdoa de graça!’

Que rei maluco! Que Deus que parece doido! Mas é isso! Esse é nosso Deus. Ele não precisa de nada. Ele não negocia nem faz trocas. Ele dá e toma quando ele quer, do jeito dele, no tempo dele. Ele não está à venda.

Então, temos a cereja do bolo: “mantenho meus olhos no SENHOR para me livrar das armadilhas”. Ora bolas, se eu não quero cair em armadilhas não devo manter meu olhar no caminho? Por que ele fala em manter os olhos no SENHOR? Olhando para o SENHOR, ele não vai olhar para o caminho, e assim vai cair, a menos que...

“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João‬ 14.6‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

...a menos que o caminho seja ELE. Assim, ao manter os olhos fixos nele estamos livres das armadilhas.


Oremos:

Pai querido,

obrigado pelo ensinamento de hoje

Cuida de nós e ajuda-nos a manter os olhos e a atenção em ti.

Dá-nos sabedoria e discernimento para as decisões de hoje.

Protege nosso dia. 

Isso te pedimos em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.