95 Reconstruindo o templo


Leitura Bíblica

“Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!” Nossos pés já se encontram dentro de suas portas, ó Jerusalém!” (Salmos‬ 122.1-2‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬


Davi levou a arca para Jerusalém. Naquele tempo a casa do SENHOR era representada por um edifício físico, um prédio construído não por Davi, mas por Salomão.

O templo e Jerusalém representavam a presença de Deus, de DEUS entre o povo escolhido, separado numa região onde a cultura e o senso comum levavam todas as demais civilizações à idolatria.

Deus conhece bem sua criatura. Sempre alertou para os riscos da idolatria e suas ordens contra essa prática sempre foram muito claras e diretas.

Os israelitas mais de uma vez deixaram-se levar pelo caminho fácil da idolatria, com seus mitos e histórias magníficas, seus heróis infalíveis e super-homens.

O resultado disso foi a tomada de Jerusalém, a primeira destruição do templo, seguido do exílio.

Mas Deus não deixa de cumprir sua parte do acordo. Ele preservou seu povo em meio aos pagãos, enviou o imperador do maior reino de seu tempo para, não só libertar o seu povo, mas também apoiar a reconstrução do templo, de forma a garantir a unidade e a preparação da chegada de nosso redentor centenas de anos depois.

A chegada de Jesus Cristo muda a perspectiva e transforma os paradigmas. Não é mais necessário um templo físico, de pedra ou madeira. Algo maior, mais digno e puro veio por nós.

Mas o homem é fraco. Nos anos entre a reconstrução e a chegada de Cristo, o Templo, que antes era um símbolo da presença dele com seu povo, acabou se tornando um ídolo. O magnífico templo reformado por Herodes, com seus átrios, mármores e ouro, sua prata e seu cedro se transformou em um ídolo, um ponto de encantamento e adoração, ocupando a centralidade da vida das pessoas.

“Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.” (João‬ 2.19-21)‬‬

Eles não entenderam que Jesus mudou a perspectiva de fora para dentro. Não é templo físico que importa. É aqui, em cada um de nós. Ele não é feito de pedras ou tijolos, mas de coração, alegrias, dores, sucessos e fracassos, temos nosso lugar Santíssimo e nossa arca da aliança que só pode ser tocada por nós. Nós somos esse templo. Algumas pessoas brilham, resplandecem na presença do Senhor. Outras, nem tanto.

É verdade que a vida de alguns que fazem parte desse novo templo está em ruínas. Mas, assim como o de Salomão foi refeito, você também pode ser reconstruído. Talvez não dê para refazer em três dias. Nem em 50. Não importa. O importante é começar e prosseguir nesta reforma.

A vinda de Jesus representa Deus vivendo em todos nós e com cada um de nós. Representa a possibilidade de todo dia poder cantar e louvar, agradecido: “Vamos à casa do SENHOR!”

Mãos à obra, meus irmãos. Vamos à reconstrução para que nossa vida represente a presença de Deus conosco, os escolhidos por ele através de Jesus.


Oremos

Pai Amado,

te agradeço por ter enviado seu Filho Jesus e nos salvado, remido nossos pecados e feito morada em nós. Não há nada, nem palavras, nem ações, que consiga expressar nossa gratidão e amor por ti. Somente te louvamos e bendizemos e agradecemos por nunca nos abandonar.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

 

Comentários

  1. Amém! É isso mesmo meus irmãos, que tenhamos ousadia para buscar no Senhor Jesus, as pedras necessárias à edificação do nosso templo interior. Para que Jesus possa se instalar no nosso coração. E que a nossa fé não permita que algum vento estranho possa derrubar esse templo que Jesus criou em nós pelo Seu Sangue. Deus nos abençoe a todos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Shailon você está brilhando com todo este texto, que só posso dizer, estou sem palavras. Que Deus continue te iluminando cada dia mais. Glória a Deus por sua vida. Aleluia. Amém

    ResponderExcluir
  3. Amém! Que as nossas vidas sejam ofertadas a Deus todos os dias como um sacrifício vivo, Santo e agradável que era apresentado a Ele por meio de um coração quebrado e contrito. Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Texto edificante...sem intenção de "trocadilho"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.