94 O tsunami dentro de nós


Leitura Bíblica

“Salva-me, ó Deus, pelo teu nome; defende-me pelo teu poder.” (Salmos‬ 54.1‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O salmo de hoje é de Davi. Ele estava perambulando pelo deserto, em Horesa, com alguns homens, fugindo de Saul, seu rei. Davi não havia traído Saul, ao contrário, foi fiel a ele até o fim. Davi não havia roubado, não havia cometido nenhum mal. Ao contrário, era o melhor general das tropas de Saul, havia derrotado o gigante filisteu, Golias. Então, por que Davi estava numa situação tão desesperadora, fugindo sem poder confiar em ninguém, tendo que recorrer e clamar a Deus?

Saul invejava Davi. Saul invejava as conquistas de Davi – conquistas que eram feitas para o reino de Saul. Saul invejava a amizade de Davi com Jônatas, seu filho. Saul invejava a música que o povo compunha para Davi. Mas, no fundo, Saul invejava a presença de Deus que estava com Davi. Uma presença que já havia estado com ele, Saul, e que ele mesmo recusou, afastou com sua insensatez e açodamento. Tudo isso o levou a perseguir Davi, que orientado por Deus, se escondeu. E clamou.

O livro de Samuel mostra a passagem onde Davi está no deserto, em que melhor amigo de Davi foi ao seu encontro com uma palavra de consolo e esperança, profetizando contra sua própria família, afirmou sobre o reinado futuro de Davi.

“Quando Davi estava em Horesa, no deserto de Zife, soube que Saul tinha saído para matá-lo. E Jônatas, filho de Saul, foi falar com ele, em Horesa, e o ajudou a encontrar forças em Deus. “Não tenha medo”, disse ele, “meu pai não porá as mãos em você. Você será rei de Israel, e eu serei o seu segundo em comando. Até meu pai sabe disso”. Os dois fizeram um acordo perante o SENHOR. Então, Jônatas foi para casa, mas Davi ficou em Horesa.” (1 Samuel‬ 23.15-18)‬‬‬

Imagino Davi, e aqui tomarei a licença poética de imaginar que a visita de Jônatas se deu DEPOIS do clamor, embora não há como saber disso, mas apenas imagine que tenha ocorrido dessa forma, e veja como esse sinal, esse pequeno sinal de Deus pode ter dado força, esperança onde não havia mais nada.

Todos nós já nos vimos em situações assim, perdidos, sem força, atacados por todos os lados. Por dentro, remoídos pela culpa – buscando motivos para o sofrimento, afinal se estamos sofrendo algo de mal, algum pecado cometemos. Então, dormimos e acordamos pensando, nos martirizando e buscando essa culpa, enquanto o mundo do lado de fora não nos dá trégua – o telefone não para de tocar com cobranças, ameaça de despejo, o colégio atrasado, contas e mais contas, demissão do emprego, ou desemprego, a falta de clientes, o calote – nós simplesmente não sabemos o que fazer.

Meia hora. Pare agora e fique meia hora sem atender o telefone. Sem se culpar nem buscar o seu pecado. Respire e leia novamente este salmo. Leia todo o salmo. Eu sei, nada vai mudar. Absolutamente nada. Não estamos no mundo mágico de Harry Potter, não é essa a intenção. A proposta é outra. A proposta é nos fazer focar em Deus, e devagar, dia após dia, pensar COM Deus.

Os problemas vão continuar ali. O mundo continuará sem nos dar trégua. Mas não mais nos sentiremos atacados por todos os lados. POR DENTRO encontraremos a PAZ, fixados sobre ROCHA, preparados para PLANEJAR e AGIR de acordo com a necessidade de cada problema. Com isso e com o tempo, os problemas externos vão terminando, não por mágica, não porque Deus vai descer do céu e resolvê-los para nós, mas porque DEUS estará CONOSCO, EM NÓS, nos capacitando a resolver cada um deles segundo a sua vontade e seus planos.

Nós não temos controle sobre os agentes externos, mas nós controlamos esse monstro e esse mundo que existe dentro de nós. Essa é a guerra que devemos vencer primeiro e aquela que Deus mais pode nos ajudar. Ao triunfar nessa frente, nós temos o lugar seguro e o aliado mais poderoso para enfrentar qualquer outra tribulação que o mundo nos apresentar.

Basta confiar.


Oremos

Pai querido, obrigado por mais uma vez nos mostrar do que é capaz

Obrigado por demonstrar que tua capacidade infinita e tua bondade estão sempre disponíveis para aqueles que creem.

Sabemos, Pai, que tua graça é abundante. Sabemos que tudo o que passamos e tudo o que nos proporcionas cooperam para o nosso bem.

Dá-nos sabedoria e discernimento para compreendermos os ensinamentos, Pai, vencermos as lutas interiores e as buscas infrutíferas por culpas e remorsos.

Permita-nos nos perdoar, Pai, que nossas falhas sejam apagadas tão logo sejamos perdoados por ti. Que compreendamos que nossa prosperidade ou nossas dificuldades não são relacionadas diretamente com pecado, culpa ou retidão, Pai. Mas, que tua justiça e sabedoria são infinitas e muito maiores do que nosso conhecimento nos permite compreender. Cura nosso espírito, Pai, e dá-nos força para seguirmos em frente.

Pai, esse grupo tem crescido. Nós te glorificamos por isso. Cada um de nós tem dificuldades e necessidades especificas, Pai. Tu conheces todas elas. Traga a cura para quem necessita, o sustento e a saúde financeira para os que estão com dificuldades; ajuda, Pai, a cada um de nós de acordo com tua vontade.

Multiplica e propaga a tua palavra, que ela chegue a quem precisa conforme tua vontade no teu tempo, dentro dos teus planos. E que nós sejamos sempre instrumentos de tua vontade. 

Em nome de Jesus é o que te pedimos.

Amém

Autor: Shalon Ian


Comentários

  1. Palavra perfeita, parabéns. Vencer a batalha em nós deve ser o foco mesmo. Amém

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Shailon e obrigada Senhor. Graças te demos. Amém

    ResponderExcluir
  3. Amém! Nos momentos de de desânimo e escuridão da alma, só Deus nos pode dar a mão, ou até nos pegar no colo.
    Deus já me tirou do fundo do poço algumas vezes, e alguma vez que isso demorou a acontecer, foi porque o meu pedido de socorro demorou a ser verbalizado pelo meu coração. Obrigada por mais este momento de meditação. Deus abençoe a todos que fazem parte desta comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Que a certeza da nossa esperança em todo tempo seja símbolo de um coração profundamente contrito a Deus. Bom dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.