92 Dor e angústia. De onde vem o socorro?


Leitura Bíblica

SENHOR, não me repreendas no teu furor nem me disciplines na tua ira.” (Salmos 38.1 NVI)


Oi. O salmo de hoje se inicia com um pedido angustiado. O salmista havia cometido algum ato terrível contra Deus e estava agonizando internamente.

Seu temor por Deus e pela justiça divina fez com que ele se aproximasse de Deus quebrantado, pedindo por socorro.

Ele continua.

“Por causa de tua ira, todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.” (Salmos 38.3)

Ele associa as dores e o mal que estava passando à ira divina pelo pecado que havia cometido.

De fato, o salmista era tão próximo de Deus que não temos argumentos para contradizer essa percepção dele. Talvez, e muito provavelmente, ele já estivesse sentindo os efeitos da justiça divina, não sabemos. O certo é que Davi reconhece que pecou e recorre a Deus em busca de expiação.

Isso acontece com frequência nos Salmos. Há vários deles onde o salmista recorre a Deus em busca de auxílio, expiação, refrigério. Alguns mais íntimos, outros mais distantes.

Quantas vezes esses Salmos vêm em nosso socorro? Quantas vezes nos sentimos oprimidos por algo que fizemos (aqueles poucos de nós que cometem pecados, claro) e depois de vários dias angustiados, sem saber direito o motivo, um desses Salmos nos ajuda a encontrar esperança.

Eu vivi 4 anos afastado de Deus oprimido por uma grande culpa que me perseguia. Foram anos difíceis. Ao me afastar de Deus, eu me neguei a possibilidade de encontrar um salmo como esse.

Às vezes, nossa culpa nos envergonha tanto que não buscamos Deus. Sabemos que ele sabe, mas temos vergonha de conversar com ele. Escondemos nosso rosto dele e nos martirizamos. Sofremos. Como o salmo diz, nós nos afogamos em nossas culpas, não aguentamos o fardo.

Eu passei por isso e consigo entender o que o salmista diz. Mas no meu caso, não foi Deus que me atingiu, fui eu mesmo, meus fantasmas e medos que me flagelaram até que num determinado dia muito fraco para ter medo, apresentei-me diante de Cristo novamente.

“Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. Senhor, diante de ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto.” (Salmos 38.8-9)

Para minha surpresa não encontrei ira, nem reprovação, nem tristeza. Encontrei um coração de Pai, um abraço amigo, um perdão infinito que começou a curar as feridas que eu mesmo havia causado em mim, que me sustentou e me preparou para uma nova caminhada.

Essa foi a verdade do que vivi. Minha dor e meu sofrimento pela minha culpa foi fruto das minhas ações, do meu pecado, do meu autoflagelo e auto martírio.

Deus estava pronto para me perdoar. Bastava eu me reconhecer como pecador, estar preparado para mudar, pronto a aceitá-lo novamente.

Muitas vezes, meus irmãos, nós nos vemos num vale de lágrimas e acreditamos estar passando por uma prova, um teste de Deus. Pode ser que sim, que Deus em sua infinita sabedoria queira te ensinar algo. Mas, talvez, possa ser uma autoimposição de uma pena maior do que a necessária.

Converse com Deus, use esse tempo, aproveite que parou para ler esse texto e leia o Salmo inteiro. Faça uma oração. Fique 30 minutos com Deus. Faça disso um hábito. Sua vida vai mudar.


Oremos

Pai querido,

obrigado por estar sempre conosco, por nos acompanhar e abençoar.

Obrigado por estar sempre disposto a nos perdoar e transformar, a nos educar e guiar, por querer sempre o nosso bem.

Cuida de nossas famílias e nossos filhos. Pai, dá-nos sabedoria em nossa caminhada. Ajuda-nos em nossos objetivos, conforme sua vontade, Pai.

Pai, perdoa as vezes que fomos contra teus ensinamentos. Perdoa-nos, Pai.

Isso te pedimos, em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shalon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.