91 O que aconteceu em Meribá e Massá?


Leitura Bíblica

“não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto o que eu fiz.” (Salmos 95.8-9 NVI)


Bom dia. Olhe que salmo curioso Deus nos apresenta hoje. Ele se inicia com o salmista conclamando o povo a adorar a Deus: “Venham, cantemos...”, e segue assim até os últimos versículos onde existe um alerta. Ali o texto muda, é como se Deus tomasse a palavra: “onde os seus antepassados ME tentaram...”

Ora, o que aconteceu em Meribá e Massá de tão grave que Deus toma a palavra no meio de um salmo para reforçar o que ele é capaz de fazer?

“Por que vocês trouxeram a assembleia do SENHOR a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui? Por que vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber!” (Números 20.4-5)

Durante o Êxodo, enquanto caminhavam no deserto os israelitas duvidaram dos planos de Deus.

Eles não entenderam o porquê daquele caminhar sem fim, muito menos acreditavam que o Deus que os tinha libertado do Egito e do poder do Faraó continuaria com eles, como seu provedor. Veja que eles culpavam Moisés. Talvez para alguns deles a esperança estivesse depositada em Moisés e não em Deus.

““Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.” (Números 20.8)

Perceba as instruções de Deus. Elas têm um propósito duplo.

“Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para dar a vocês?” Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.” (Números 20.10-11)

Note que Moisés não seguiu as instruções de Deus. Veja o discurso dele. Ele não fala: será que Deus terá que tirar água dessa pedra para que creiam nele? Ele reforça a esperança do povo na figura dele e do irmão com seu discurso e ato de bater na pedra. Deus não havia determinado isso. Deus tinha sido claro: fale para a pedra e ela verterá água.

Mas, Deus é bom. Deus poderia ter impedido de sair água da pedra. Se fosse assim, o que aconteceria? Provavelmente uma catástrofe! Provavelmente o povo enfurecido teria apedrejado Moisés. Mesmo com a desobediência de Moisés Deus fez verter água da rocha e depois, em particular conversou com Moisés.

“O SENHOR, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que dou a vocês”.” (Números 20.12) 

Então, toda a questão de Meribá e Massá é esclarecida. Ela foi muito grave aos olhos de Deus. Grave a ponto de ele tomar a palavra do salmista. 

A sequência é clássica. Primeiro nós temos pessoas escolhidas por Deus, que recebem algum dom especial para abençoar o povo de Deus. Alguns irmãos passam a idolatrar esses escolhidos, mudando o foco de Deus para o homem. O homem resiste no início, mas em determinado momento ele se quebra e falha.

A partir daí suas ações passam a usar seus dons para reforçar a idolatria ao invés de recolocar o foco em Deus.

Chega o momento que Deus age.

Todos nós somos sujeitos a esse ciclo. Todos nós temos dons e influenciamos pessoas: na família, no trabalho. Temos que vigiar e orar, temos que manter o foco em Deus e direcionar o foco daqueles que nos cercam para Deus. Nós não somos nada, somos tratados pelas mãos de Deus e isso não dá nenhum direito especial a ninguém. Apenas deveres e responsabilidade.

Conhecer a palavra de Deus e seguir os passos de Jesus Cristo exigem compromisso e abnegação, as responsabilidades aumentam e nossa força reside na esperança e na confiança de que Deus nos capacita.

Tenhamos fé em Deus e sejamos ferramentas em suas mãos. Cada um de nós seguindo suas ordens da melhor maneira possível.


Oremos

Pai querido, obrigado pelo alerta de hoje. 

Obrigado pela forma doce que encontra de nós indicar o caminho correto e a forma de seguir em frente.

Temos um longo caminhar, Pai. Chegamos quase ao fim do ano, um ano que vem se mostrando difícil com várias questões financeiras, de saúde e muitas mudanças, um ano bem diferente, Pai.

Dá-nos sabedoria e discernimento para seguir em frente. Que este mês seja um mês de bênçãos. Abençoa nossos clientes e fornecedores. Cuida de nossa vida profissional, nossos empregos e nossa família, Pai.

Isso te pedimos, em nome de Jesus.

Amém

Autor: Shalon Ian


Comentários

  1. Graças a Deus por o Senhor não olhar para nós como nós tendemos a olhar uns para os outros. Eu quando leio este versículo, gosto de pensar, que Moisés não fez aquilo para atrair a ele o favor do povo. Gosto mais de pensar que Moisés, como humano que era, quis na sua ignorância, dar uma ajuda a Deus. Porque essa é a nossa tendência, querer ajudar Deus. Mas a realidade é que Moisés com a sua atitude, não teve o previlegio de pisar na Terra da Promessa. Mas na sua infinita compaixão o Senhor lhe permitiu vê-la de longe. Foi o preço a pagar pela desobediência. Obrigada por este devocional excelente. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.