89 Para que servem os Salmos?


Leitura Bíblica

 “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O SENHOR é o meu forte refúgio; de quem terei medo?” (Salmos 27.1 NVI)


Oi! Que livro maravilhoso o livro de Salmos. Que bênção e que refrigério!

Os Salmos falam direto ao coração. Eles se conectam conosco e nos dão esperança, MAS temos que tomar cuidado.

Nós somos humanos e conseguimos criar problemas até mesmo no jardim do Éden.

Nós precisamos deixar claro e sempre nos lembrar que o livro dos Salmos não é um livro separado da Bíblia. Ele está inserido na Bíblia e, como tal, faz parte de uma história maior, alinhado com os planos de Deus.

O livro de Salmos também não é um livro mágico, onde perguntas são respondidas magicamente por uma combinação aleatória de capítulos e versículos.

Em nossa fraqueza, e muito mais quando estamos fragilizados por alguma crise, buscamos alguma tábua de salvação, algum rito ou negociação, que nos dê alívio ou ao menos, uma esperança. Muitas vezes nos aproximamos do livro de Salmos com essa intenção.

Não sabemos as razões de Deus, mas acredito que nada pode se afastar mais dos objetivos do livro do que o servir como um simples manual ou conjunto de pílulas de alívio imediato.

Deus, em sua sabedoria, deixou nos Salmos uma pequena amostra do seu caráter, do seu coração.

Os Salmos não contam a história jornalística de Deus, mas sim o sentimento e a emoção que Deus é capaz de proporcionar.

Os Salmos nos mostram o que Deus é capaz de fazer por aqueles que nele esperam. Eles nos mostram a capacidade de Deus agir conforme sua sabedoria e vontade, mas não é promessa de que Deus fará novamente por você ou por mim. Nós não sabemos o que se passa na cabeça de Deus.

Os Salmos são excelente porta de entrada para a Bíblia, mas devemos ir além. Dedicar 30 minutos que seja do nosso dia para esse encontro, buscar na Palavra o entendimento sobre o caráter e os planos de Deus.

Esse convívio diário nos levará a acreditar como Davi acreditou. Afinal, como ele diz no início desse Salmo: se Deus é conosco, quem será contra nós?

E, por fim, o Salmo 27 que inicia de forma magnífica termina maravilhosamente nos exortando a manter a fé naquele que tudo pode, e que é justo.

“Espere no SENHOR. Seja forte! Coragem! Espere no SENHOR.” (Salmos 27.14) 

Esperemos confiantes no SENHOR!


Oremos

Pai querido, obrigado por te revelares para nós.

A cada dia compreendemos um pouco mais de ti e nos sentimos mais próximos, mais íntimos.

A cada dia tua presença ocupa mais nossa vida e transforma nossa percepção e sonhos.

Pai, muitos de nós passamos por dificuldades agora. Dificuldades financeiras, de saúde, de relacionamento. Dificuldades, Pai, que nem conseguimos compreender. Os dias estão cinza, pesados, não conseguimos organizar nossos pensamentos com clareza.

Pai, ajuda-nos. Aproxima-te de cada um de nós e vem em nosso auxílio, Pai. Ajuda na condução das dificuldades segundo tua vontade. Que as soluções sejam encontradas, os aprendizados adquiridos e a conexão contigo estabelecida, Pai.

Pai, perdoa as vezes que fraquejamos. Cuida de nós e nos abençoa.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shalom Iam


Comentários

  1. Verdade só meditando nas escrituras conheceremos a Deus eu mesma digo resolvi estudar a palavra mas um detalhe oro antes p q o Senhor abra meus olhos e meu coração e tenho aprendido muito e entendendo as maravilhas da palavra q nunca volta vazia nem p mim q leio nem p quem as falo amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito vdd seu argumento Sarah, a leitura da BIblia deve sim ser precedida de oração e pós de meditação. Deus te abençoe grandemente, ,irmã.

      Excluir
  2. Amém! Que a nossa paciência seja fruto de uma fé inabalável e capaz de enfrentar nossos momentos de crise independente de sua intensidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.